Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeAgronegócioConab promove leilão de frete de 46 mil toneladas de milho
Portal Estrada - Conab promove leilão de frete de 46 mil toneladas de milho

Conab promove leilão de frete de 46 mil toneladas de milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará, na próxima terça-feira, 16, um leilão para contratação de serviço de frete para a remoção de 46,8 mil toneladas de milho em grãos, vinculados aos estoques públicos do governo federal. O objetivo é o abastecimento do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), programa que atende pequenos criadores no país.

O milho está estocado no município de Sapezal, Mato Grosso e tem como destino 16 estados brasileiros além do Distrito Federal.

A operação é destinada às transportadoras de todo o país. Os interessados em participar devem estar cadastrados perante a Bolsa por meio da qual pretendam realizar a negociação, além de se encontrarem em situação regular junto aos principais sistemas cadastrais da Conab, entre outras exigências previstas em edital.

Quanto aos parâmetros de preço de abertura dos leilões eletrônicos, estes serão informados por meio de comunicado específico, com antecedência mínima de dois dias úteis da data de realização do pregão, quando estarão disponíveis também no portal da Conab.

Exportações

O Porto de Paranaguá registrou no primeiro bimestre deste ano uma queda de 12% nas exportações e uma alta também de 12% nas importações de produtos, resultado que reflete o lento trabalho de retirada da soja do campo, segundo nota do porto.

Em relação às exportações, o porto destacou os embarques de açúcar em saca (carga geral) e a granel, que somaram 530,6 mil t em janeiro e fevereiro, volume 127% superior ao verificado no intervalo equivalente de 2020, de 233,5 mil t. As exportações de milho também praticamente dobraram nos dois primeiros meses de 2021, com aumento de 99%, atingindo 591,5 mil t. No primeiro bimestre de 2020, foram 297,8 mil t.

Com um novo terminal interligado a oeste do cais, os operadores do Porto de Paranaguá preveem movimentar cerca de 6 milhões de toneladas de granéis sólidos de exportação no 1º trimestre de 2021. Somados, os volumes esperados de soja, farelo, milho e açúcar representam alta de 11% em relação ao que foi exportado nos mesmos três meses de 2020 – de 5,47 milhões de toneladas.

“Para atender essa demanda vamos precisar do Corredor de Exportação funcionando 100%. O objetivo é ter máxima produtividade nos três berços a leste do cais e ainda contar com o berço 201, no corredor oeste, e o berço 204”, destaca o diretor de operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior.

 

Fonte: Canal Rural

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI

Compartilhe este post:
Compartilhar com