Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeTransporte FerroviárioMInfra publica resultado para elaboração da política para o transporte ferroviário de passageiros
Portal Estrada - MInfra publica resultado para elaboração da política para o transporte ferroviário de passageiros

MInfra publica resultado para elaboração da política para o transporte ferroviário de passageiros

Visando a elaboração de uma política pública voltada para o transporte ferroviário de passageiros, a Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT) do Ministério da Infraestrutura (MInfra), publicou, nesta sexta-feira (5), os resultados das reuniões participativas para o desenvolvimento da política para o transporte ferroviário de passageiros. O projeto foi elaborado em parceria com a Associação Nacional de Transportes sobre Trilhos (ANPTrilhos).

“Estamos trabalhando para garantir os melhores resultados das políticas públicas que possibilitem mais uma opção de transporte regular, confortável e seguro. Vamos fortalecer o poder da escolha dos usuários de serviço de transporte regional, interestadual e turístico. A operação ferroviária brasileira vai alancar a economia e gerar mais empregos”, afirmou o secretário da SNTT, Marcello Costa.

“O resultado das reuniões participativas, expresso nesse relatório, é o primeiro passo para a definição das diretrizes dessa tão importante política voltada ao desenvolvimento do setor ferroviário de passageiros no Brasil”, completou Roberta Marchesi, diretora Executiva da ANPTrilhos.

O documento pode ser acessado clicando aqui.

Os próximos passos para elaboração da política serão a estruturação dos resultados da consulta estruturada e o desenvolvimento de parceria para o Plano de Desenvolvimento do Transporte Ferroviário de Passageiros durante no primeiro semestre de 2021.

Ferrovia Norte-Sul

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta quinta-feira, 4, da inauguração do trecho entre São Simão (GO) e Estrela D’Oeste (SP) da Ferrovia Norte-Sul. A solenidade, que aconteceu em São Simão, marcou o início da operação do corredor ferroviário ligando o estado de Goiás ao Porto de Santos, por meio da conexão entre as malhas da Ferrovia Norte-Sul e a Malha Paulista.

“A previsão é, no corrente ano ainda, a Rumo concluir essa obra que vai ligar o Maranhão, Tocantins, nosso Goiás, e vai lá até o Porto de Santos. Uma coisa fantástica. Esse modal rodoviário foi esquecido por décadas e nós sofremos muito com isso. Outras realizações virão com a Rumo e outras empresas. O trabalho que nosso governo faz, em especial via Tarcísio [de Freitas, ministro da Infraestrutura] e outros órgãos, é buscar destravar os processos”, disse Bolsonaro. “Nós trabalhamos para ajudar a iniciativa privada”, completou.

Também foi inaugurado nesta quinta-feira o Terminal Rodo Ferroviário de São Simão, interligado à Ferrovia Norte-Sul. Ele foi construído e será administrado pelas empresas Rumo e Caramuru Alimentos. O local será utilizado para o escoamento da produção de cargas como soja, milho e farelo de soja. A previsão é movimentar mais de 5,5 milhões de toneladas de produtos por ano.

 

Fonte: MInfra

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI

Compartilhe este post:
Compartilhar com