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Transporte do “tatuzão” para Linha-2 Verde do Metrô – Operação Especial nas Rodovias

O Governo de SP iniciou ontem à noite (5) o transporte do “tatuzão” para as obras da Linha-2 Verde do Metrô. O equipamento, proveniente da China, chegou ao Porto de Santos e será transportado em etapas. A peça principal, conhecida como Main Drive, será deslocada nesta terça-feira (6).

Uma operação especial será montada nas seguintes rodovias: Anchieta (SP 150), Interligação Baixada (SPI-059/150), Imigrantes (SP 160), Rodoanel Mário Covas (SP 021) e SPA-086/021.

O peso total da carga, incluindo caminhão e carreta, é de 325 toneladas. A peça principal pesa cerca de 190 toneladas, enquanto outras quatro megapeças têm pesos variando entre 85 e 138 toneladas (considerando toda a carga). Durante as noites de segunda-feira (5) e terça-feira (6), as vias serão fechadas das 23h às 5h para permitir a passagem dos equipamentos.

O “tatuzão” será transportado em diversas partes, sendo as cinco maiores deslocadas nesta semana. No total, a máquina pesa 2.740 toneladas e tem aproximadamente 100 metros de comprimento. Nas rodovias sob concessão, mais de 30 profissionais das concessionárias Ecovias e SPMar, em conjunto com a ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), o DER e a Polícia Rodoviária Militar (PMRv), além dos trabalhadores da transportadora especializada contratada para o transporte, estarão envolvidos na operação.

O transporte da peça principal está programado para ocorrer nesta terça-feira.

O Main Drive possui 7,8 metros de comprimento e 6,65 metros de largura. O deslocamento pelas rodovias do Sistema Anchieta Imigrantes (SAI) e pelo Rodoanel será realizado a uma velocidade de 5 km/h em todo o percurso. Os bloqueios para o transporte do Main Drive, peça principal do “tatuzão”, serão realizados entre as 23h de terça-feira (6) e as 5h de quarta-feira (7).

Estima-se que a carga chegará à área de recuo da SPA 086/21 (antiga praça de pedágio no acesso do Rodoanel para o Complexo Viário Jacu Pêssego) por volta das 4h. Esse local é estratégico para o início do trajeto pelas vias municipais até o canteiro de obras do Metrô, na Vila Formosa. A partir desse ponto, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) assumirá a responsabilidade da operação e escoltará a carga pelas vias municipais de São Paulo nos dias seguintes.

SERVIÇO – INTERDIÇÕES

Para viabilizar a operação, serão implementados os seguintes desvios:

  • O tráfego na pista Marginal Sul da Rodovia Anchieta (SP 150) será redirecionado para a Pista Central.
  • O trânsito no km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes será desviado para a Rodovia Anchieta através da Interligação Baixada (SP 059).

Os seguintes bloqueios serão realizados:

  • As alças de acesso da Pista Marginal da Anchieta entre o km 59 e 64.
  • O km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes (SP 160).
  • A alça do km 274 oeste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) – acesso à Imigrantes.
  • A alça do km 274+200 leste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) – acesso à Imigrantes.

Trajeto da carga:

A subida da carga especial ocorrerá do km 64,5 ao km 59,1 da Marginal Sul da Rodovia Anchieta. A partir desse ponto, a carga acessará a Interligação Baixada (SP 059) com destino ao km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes, onde seguirá até o km 26,77.

Nesse ponto, entrará no Rodoanel (SP-021), no km 72, e continuará até o km 86 para acessar a SPA-086/021, onde ficará estacionada na área de recuo da antiga praça de pedágio, aguardando a continuidade da operação conforme programado pela CET e pelo transportador. Os bloqueios rodoviários serão liberados à medida que a carga especial avançar.

 

Fonte: Gov.SP

Foto: Divulgação

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