HomeÔnibusAllison entrega os primeiros ônibus automáticos produzidos em série

Allison entrega os primeiros ônibus automáticos produzidos em série

automáticos

Allison entrega os primeiros ônibus automáticos produzidos em série

A Auto Viação Três Amigos, uma das responsáveis pelo transporte coletivo do Rio de Janeiro, já recebeu os cinco primeiros novos ônibus automáticos que integram a renovação de frota da empresa.

Os veículos possuem carroceria Caio Apache Vip IV e chassi Mercedes-Benz OF 1721, equipados com transmissões Allison da Série 3000. Os ônibus fazem parte das primeiras dez unidades adquiridas pelo grupo carioca que é proprietário da Auto Viação Três Amigos, entre outras empresas.

A segunda parte de cinco veículos está destinada às empresas Auto Viação Santo Antonio e Expresso Garcia. A Três Amigos conta com uma frota de 172 ônibus convencionais e 27 articulados para o BRT (Bus Rapid Transport).

“A experiência das empresas com ônibus automáticos vem de dois protótipos montados em 2010, já em parceria com a Allison, o que foi determinante para a decisão da compra dos novos OF 1721. Esses protótipos já rodaram mais de 1,1 milhão de quilômetros sem qualquer problema. Essas dez unidades Mercedes-Benz foram as primeiras da série a serem produzidas com motor dianteiro e transmissão automática Allison”, informou a Allison Transmission, em nota.

Os veículos serão colocados para operar na linha 355, que vai de Madureira à Praça Tiradentes, com 58 quilômetros de extensão, onde os ônibus rodarão em média 250 quilômetros diários em dois turnos, de acordo com o diretor administrativo da Três Amigos, Claudio Marcelo Ferreira.

Os novos ônibus automáticos serão colocados em circulação em uma das nossas linhas principais em termos de topografia, distância e carregamento”,afirmou. “Portanto, é uma das rotas mais travadas da cidade e uma das mais indicadas para a robustez das transmissões automáticas”.

Os motoristas que conduzirão os novos veículos estão recebendo um treinamento específico da Allison para que possam operar a transmissão da forma mais eficiente em termos de desempenho e para obter índices mais baixos de consumo de combustível.

“Isso é importante porque as planilhas de controle da empresa indicam que o diesel representa mais de 30% dos custos de operação da frota”, informou a Allisson, em nota.

“Entre as vantagens das Allison Automáticas listadas pela empresa, está a maior produtividade. Isso é resultado de uma aceleração mais ágil, o que leva o veículo à sua velocidade de cruzeiro mais rapidamente, além do menor ruído dentro da cabine, já que as marchas são trocadas em regime de giros mais baixos do motor, e da maior suavidade na operação pela ausência de trancos nas mudanças de marchas”.

No início de outubro, o presidente do Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro, Cláudio Callak, afirmou que as empresas de ônibus do Rio de Janeiro vão entregar mais 157 veículos com ar-condicionado até dezembro deste ano. A informação foi divulgada com exclusividade ao Diário do Transporte.

 

Fonte: Diário do Transporte

Foto: Divulgação/Allison

Para ler as nossas #DICAS clique AQUI

Compartilhar com
Avalie este artigo