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Alteração de Tarifas de Pedágio Ecovias Cerrado – ANTT

Em um desenvolvimento significativo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu luz verde à 3ª Revisão Ordinária e ao Reajuste da Tarifa Básica de Pedágio (TBP) para o contrato de concessão da BR-364/365/GO/MG. A decisão crucial nº 673, datada de 27 de outubro de 2023, emitida pela Superintendência de Infraestrutura Rodoviária (Surod) da ANTT, marca um marco importante.

Novidades nas Tarifas de Pedágio

Efetivo a partir da meia-noite desta terça-feira (14/11), a Tarifa Básica de Pedágio sofreu um ajuste não arredondado, aumentando de R$ 5,43 para R$ 5,74. Essa mudança prepara o terreno para uma experiência de pedágio redefinida nessas vias rodoviárias vitais.

Tarifas de Pedágio em Resumo

Aqui está uma divisão das taxas de pedágio nas cabines P1 a P7. Para uma revisão detalhada, consulte o Diário Oficial da União.

Categoria de Veículo Tipo de Veículo Número de Eixos Rodagem Multiplicador de Tarifa Valores Praticados (R$)
1 Automóvel, caminhonete e furgão 2 Simples 1,0 5,70
2 Caminhão leve, ônibus, caminhão trator e furgão 2 Dupla 2,0 11,40
3 Automóvel e caminhonete com semi-reboque 3 Simples 1,5 8,55
4 Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semi-reboque e ônibus 3 Dupla 3,0 17,10
5 Automóvel e caminhonete com reboque 4 Simples 2,0 11,40
6 Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque 4 Dupla 4,0 22,80
7 Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque 5 Dupla 5,0 28,50
8 Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque 6 Dupla 6,0 34,20
9 Motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas motorizadas 2 Simples 0,5 2,85
10 Veículos oficiais e do Corpo Diplomático 0,00

Observação: Conforme a subcláusula 17.2.8, veículos com mais de 6 eixos adotarão o Multiplicador de Tarifa da categoria 8, somado ao resultado da multiplicação entre o Multiplicador de Tarifa da Categoria 1 e o número de eixos excedentes a 6.

O Impacto nos Viajantes

Esse ajuste de pedágio traz uma série de considerações para os viajantes. Enquanto reflete as necessidades evolutivas de infraestrutura e manutenção, também implica em implicações econômicas para empresas dependentes dessas rotas de transporte.

Navegando pela Decisão

Para aqueles ansiosos para se aprofundar nos detalhes da Decisão nº 673, o Diário Oficial da União serve como recurso-chave. Compreender as nuances dessa decisão é crucial para empresas e indivíduos que dependem dessas rodovias para suas atividades diárias.

Planejando com Antecedência: O que Esperar

À medida que as tarifas de pedágio ajustadas entram em vigor, é imperativo que viajantes e empresas planejem com antecedência. O cenário econômico em torno dessas rodovias provavelmente testemunhará mudanças, exigindo visão estratégica.

O Caminho à Frente

Em conclusão, a aprovação da 3ª Revisão Ordinária e do Reajuste da Tarifa Básica de Pedágio para a BR-364/365/GO/MG marca um momento crucial no desenvolvimento contínuo de nossa infraestrutura de transporte. Embora as tarifas de pedágio ajustadas possam apresentar desafios, são essenciais para manter a qualidade e a segurança dessas rodovias a longo prazo. Navegar por essas mudanças com previsão e adaptabilidade será fundamental para todas as partes interessadas na jornada à frente.

 

Fonte: ANTT

Foto: AESCOM ANTT

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