HomeSegurançaÁrea de escape salva a vida de motorista na Régis Bittencourt

Área de escape salva a vida de motorista na Régis Bittencourt

Portal Estrada - Área de escape salva a vida de motorista na Régis Bittencourt

Área de escape salva a vida de motorista na Régis Bittencourt

Mais uma vez a área de escape foi a salvação de um motorista. Na manhã de terça-feira (29/12), por volta das 09h47, uma carreta carregada com galões de produto de limpeza adentrou a Área de Escape da Régis Bittencourt, localizada no km 353, sentido sul da BR-116, Curitiba/PR.

A carreta ficou sem freios, segundo o motorista, e adentrou por 40 metros na cinasita, material de argila expandida que retém o caminhão. Motorista e passageiro ficaram ilesos e a área foi liberada às 13h, após equipes da concessionária trabalharem na retirada da carreta e efetuarem a limpeza.

“Percebi uma pane em sistema de freios cerca de cinco quilômetros antes, e como já era conhecedor da área de escape, segui em segurança até o local”, disse Aroldo Pereira, motorista da carreta.

Desde a inauguração da Área de Escape em 2018, o dispositivo de segurança já foi utilizado 36 vezes, tendo salvado dezenas de vidas.

Arteris Litoral Sul

Um caminhão com 14 toneladas foi flagrado às 2h25 da madrugada de junho (9), pela concessionária Arteris Litoral Sul. A empresa informou que atendeu uma entrada na Área de Escape do quilômetro 667,3 da BR-376, em Guaratuba/PR.

O caminhão adentrou 80 metros do dispositivo, com 14 toneladas de derivados. O motorista trafega na rodovia com frequência e utilizou a Área de Escape após perceber falha mecânica no freio.

Até o momento da matéria, a Área de Escape do quilômetro 667,3 salvou 84 vidas. Somando com o dispositivo do quilômetro 671,7, 412 vidas foram salvas na BR-376.

Simulações

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Arteris Litoral Sul realizam uma série de testes em dezembro de 2019, com simulação de entrada de veículos na nova área de escape, do km 667,3 da BR-376, em Guaratuba-PR. Os testes serão realizados por pilotos profissionais na condução de dois veículos, uma carreta seis eixos com carga de 48 toneladas (peso bruto total) e um caminhão três eixos com 23 toneladas (peso bruto total), em diferentes velocidades.

 

Fonte: Arteris

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI

Compartilhar com
Avalie este artigo