Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeNegóciosAutônomos ou frota própria: como escolher o melhor frete

Autônomos ou frota própria: como escolher o melhor frete

Autônomos ou frota própria: como escolher o melhor frete

Autônomos ou frota própria: como escolher o melhor frete

Os caminhoneiros são responsáveis pela movimentação de aproximadamente 65% de todos os produtos que circulam em território brasileiro e em tempos de pandemia de coronavírus o setor de frete ganha um peso maior.

Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a frota brasileira de caminhões no fim de 2019 somava 1,9 milhão de unidades, sendo que cerca de 703 mil veículos são de autônomos.

Leia mais

Empresas do setor industrial e varejistas, por exemplo, precisam avaliar constantemente como devem transportar seus produtos. Decisão que se tornou ainda mais importante com a expansão do comércio eletrônico, que cresce mesmo em momentos de crise econômica. Entender qual é a melhor forma de transportar o seu produto envolve questões como custos, agilidade e segurança.

Um ponto importante é avaliar se é mais vantajoso contratar um caminhoneiro autônomo para os serviços de frete ou operar com frota própria e recrutar motoristas dedicados para a empresa.

Ao mesmo tempo em que manter uma frota própria gera uma vantagem de exclusividade e valor fixo independentemente da quantidade de fretes realizados, uma vez que o custo fixo é diluído, a contratação de caminhoneiros autônomos têm ganhado força pela flexibilidade ao se negociar cada frete em tempos de oscilação da demanda.

Ao trabalhar com caminhoneiros autônomos, o cliente pode crescer e reduzir a operação de forma rápida e fácil – característica essencial para a produção que não é constante durante todo o ano – e não tem de arcar com custos fixos, como manutenção e abastecimento.

Além disso, a agilidade de se encontrar um motorista perfeito para o tipo de frete desejado também conta como ponto positivo. Ao usar ferramentas como a oferecida pela empresa Fretebras, por exemplo, o cliente consegue mapear os caminhões mais próximos da carga de acordo com tipo de produto, capacidade do caminhão e tempo para entrega. Desta forma, há um encontro assertivo e o frete é realizado no menor tempo possível.

Com cerca de 400 mil fretes por mês, nas mais variadas origens, destinos e tipos de produto, além de oferecer ferramentas que segmentam a busca do frete ideal para os negócios, esse tipo de empresa consegue disponibilizar uma ferramenta de comparação de valores para o usuário.

O intuito é agilizar os processos logísticos e desta forma colaborar para uma eventual redução de custos, além de garantir rapidez e otimização de tempo para os clientes e oportunidade de trabalho para os caminhoneiros.

Em tempos desafiadores, a contratação de autônomos se destaca como um alento para colaborar com a manutenção e até mesmo o crescimento de negócios.

Fonte: InfoMoney

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

Compartilhar com
Avalie este artigo