HomeInternacionalCaminhão a hidrogênio da Hyundai parece trem dos anos 30

Caminhão a hidrogênio da Hyundai parece trem dos anos 30

hidrogênio

Caminhão a hidrogênio da Hyundai parece trem dos anos 30

A montadora sul-coreana Hyundai apresentou durante o North American Commercial Vehicles Show em Atlanta, nos EUA, seu conceito para um caminhão movido a hidrogênio. Batizado de HDC-6 Neptune, o veículo tem um design minimalista, baseado nos trens aerodinâmicos “Streamliner” da década de 30.

O HDC-6 é classificado como um caminhão “Classe 8”, que nos EUA indica um peso máximo total de até 15 toneladas. Em sua cabine com design futurista o pára-brisa serve como uma tela onde são projetadas informações como velocidade, limite da pista e indicações da rota, e é cercado por uma moldura que contém outras telas e áreas sensíveis ao toque. Ao lado do banco do motorista, um segundo assento pode ser esticado para se transformar em uma cama.

Reprodução
Locomotiva Princess Coronation Class No. 6229 Duchess of Hamilton, uma “streamliner”

O motor usa uma célula de combustível movida a hidrogênio baseada no mesmo design usado no SUV Hyundai Nexo, que está a venda nos EUA por cerca de US$ 60.000. A montadora também mostrou a carreta HT Nitro ThermoTech, projetada para o transporte de produtos que necessitam de refrigeração, que usa uma unidade criogênica que emite “90% menos carbono” que um modelo tradicional e é “praticamente silenciosa”.

Reprodução
Conceito da cabine do Hyundai HDC-6

A Hyundai tem planos para produzir pelo menos 500 mil veículos movidos a hidrogênio por ano até 2030. Entretanto, a tecnologia ainda está em sua infância, tanto na quantidade de modelos em produção como na infraestrutura necessária para seu funcionamento, como estações de reabastecimento.

 

Fonte: Olhar Digital

Foto: Divulgação

Para ler as nossas #DICAS clique AQUI

Compartilhar com
Avalie este artigo