HomeCaminhõesCaminhões elétricos podem se tornar populares mais cedo do que você pensa

Caminhões elétricos podem se tornar populares mais cedo do que você pensa

Portal Estrada - Caminhões elétricos podem se tornar populares mais cedo do que você pensa

Caminhões elétricos podem se tornar populares mais cedo do que você pensa

Toda a indústria de transporte está enfrentando duras demandas para melhorar seu impacto climático. Para acelerar a transição para transportes mais sustentáveis, o objetivo da Volvo Trucks é que toda a sua linha de produtos seja isenta de fósseis até 2040. Os caminhões elétricos terão um papel fundamental para alcançar isso. Pode parecer um alvo irreal, mas, na verdade, a mudança para veículos elétricos está programada para ir muito mais rápido do que a maioria esperava. Aqui estão algumas razões do porquê.

O custo de possuir um veículo elétrico está caindo

Embora um caminhão elétrico tenha um preço de etiqueta mais alto do que um veículo convencional hoje, o baixo número de peças móveis em um motor elétrico significa que eles geralmente têm ciclos de vida mais longos e precisam de menos manutenção. Enquanto isso, o preço das baterias está diminuindo a uma taxa que supera as expectativas da maioria dos analistas. O investimento contínuo no setor de energia renovável está reduzindo os custos de geração de eletricidade a tal ponto que rodar um caminhão com eletricidade será uma fração do custo do diesel.

As baterias estão cada vez melhores

Com o aumento da demanda por veículos elétricos, a inovação das baterias também está se acelerando. As baterias de íon-lítio mais leves têm cerca de um terço do peso e metade do volume quando comparadas ao ácido-chumbo. E eles estão se tornando ainda mais leves e poderosos conforme a tecnologia melhora. Ganhos ainda maiores podem ser obtidos com a próxima geração de baterias, conhecidas como baterias de estado sólido. Elas carregam mais rápido, são mais seguras e fornecem até duas vezes a densidade da bateria das baterias de íon de lítio atuais, o que pode potencialmente dobrar o alcance.

Portal Estrada - Caminhões elétricos podem se tornar populares mais cedo do que você pensa

Fonte: Volvo

Desafios de infraestrutura estão sendo enfrentados

Hoje, carregar um caminhão elétrico para tarefas de curto alcance pode ser feito facilmente durante a noite. Embora a infraestrutura para caminhões de carregamento rápido ainda seja pequena, ela está se expandindo à medida que cidades, centros de logística, montadoras e postos de gasolina procuram atender a uma demanda emergente. E novas tecnologias, incluindo carregadores e baterias inteligentes, estão tornando o carregamento ultrarrápido possível em uma ampla gama de condições. Novas descobertas também estão demonstrando que as velocidades de carregamento serão aumentadas drasticamente por melhorias nas baterias de íon de lítio.

Caminhões elétricos estão se tornando a melhor escolha

À medida que o preço dos veículos elétricos cai, a escolha da eletricidade pode se tornar mais do que uma questão de sustentabilidade e custo. Os caminhões elétricos também estão se mostrando populares entre os motoristas porque geram menos vibrações do que os veículos a diesel tradicionais. Eles são mais fáceis de manobrar e estacionar, tornando-os adequados para direção urbana e entregas. Como uma opção de baixo carbono sem emissões de escapamento, os caminhões elétricos estão se tornando populares entre as empresas que desejam operar de forma mais sustentável.

A mudança para veículos elétricos pode ser mais rápida do que muitos anteciparam. Pelo menos, há muitos sinais que indicam esse desenvolvimento. E caminhões elétricos já estão circulando em nossas ruas em operação real.

 

Fonte: Volvo Trucks

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI

Compartilhar com
Avalie este artigo