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Caminhões de lixo brasileiros com transmissão Allison operam no Líbano

Os caminhões Mercedes-Benz Atego fabricados no Brasil e equipados com transmissão automática Allison operam bem longe das terras paulistas, onde nasceram. Sua missão é lidar com as operações de coleta de lixo em uma das cidades mais complicadas do mundo: Beirute, no Líbano.

As empresas RAMCO e City Blu, responsáveis pelos contratos de limpeza urbana da capital libanesa, optaram pelos caminhões Mercedes, que receberam transmissões Allison da Série 3000™, por recomendação do revendedor local.

Crise urbana

A crise do lixo no Líbano ganhou os noticiários mundiais em 2015, quando um aterro na vila de Nameh teve que ser fechado porque estava transbordando. Só então ficou evidente que não havia local alternativo para onde levar o lixo.

As coletas foram suspensas por cinco meses e o lixo foi se acumulando nas ruas, montanhas e praias. Cidadãos indignados formaram um movimento chamado “You Stink!” (Você fede) para pressionar o governo a resolver o problema. Finalmente, o coletor de lixo existente foi encarregado de limpar o acúmulo de resíduos, antes que duas novas empresas fossem contratadas para lidar com a futura coleta dos detritos.

As empresas RAMCO e a City Blu foram nomeadas, e, quase dois anos depois, ajudaram a resolver e a administrar a situação do lixo. A City Blu, uma joint venture entre a empresa libanesa JV Moawwad Edde e a búlgara Soriko, recolhe o lixo do distrito de Baabda, no oeste do Líbano; de Aley, quarta maior cidade do país, a 17 quilômetros a sudeste de Beirute; e da região de Chouf, ao sul da capital, que possui montanhas arborizadas e uma estreita faixa costeira. A City Blu optou por 15 Mercedes-Benz Atego 1729, que combinam chassi de fabricação brasileira com implemento de produção turca montado pelo revendedor oficial da marca no Líbano ꟷ todos equipados com transmissões totalmente automáticas Allison da Série 3000™.

A escolha do veículo e da transmissão pela City Blu foram determinadas pela natureza das estradas nas suas áreas de coleta. Subidas íngremes em altitudes superiores a 1.000 metros requerem motor e transmissão eficientes, e ruas pouco mais largas do que um caminhão exigem controle de velocidade preciso e capacidade de manobra. Os motoristas apreciam o fato de que a transmissão totalmente automática permite que eles mantenham as mãos no volante, e que não se distraiam pensando em mudanças de marchas.

“Nosso trabalho em diferentes áreas reflete o uso de dois tipos de caminhões ꟷ o Mercedes-Benz Actros, para cidades com ruas largas, e o menor Atego, onde o caminhão deve ser potente e compacto. Nos Ategos, as transmissões totalmente automáticas são essenciais. “A transmissão de potência é imediata, as mudanças de marchas são suaves, e o desempenho é muito bom”, afirma Claude Hanna, gerente de oficina da JV Moawwad Edde (City Blu).

A RAMCO recolhe o lixo de Beirute e dos distritos de Metn e Keserwan, a leste e nordeste da cidade. A empresa opera um total de 80 caminhões Mercedes-Benz Atego e Actros, com uma participação crescente dos modelos equipados com Allison. Isso significa que a RAMCO está perfeitamente capacitada a fazer uma comparação direta entre os modelos totalmente automáticos e os automatizados.

“Estamos muito satisfeitos com esses caminhões. Depois de quase dois anos com turnos duplos de uso, eles apresentaram tempo recorde de operação. Os motoristas dirigem caminhões de diferentes marcas, e a maioria cita melhor desempenho e capacidade de resposta dos que contam com as automáticas Allison em comparação com os manuais ou manuais automatizados no mesmo modelo de caminhão”, explica Ayman Hilal, gerente de oficina da RAMCO.

 

Fonte: Transporta Brasil

Foto: Divulgação

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