Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeParalisaçãoCaminhoneiros marcam paralisação para 1º de fevereiro
Portal Estrada - Caminhoneiros marcam paralisação para 1º de fevereiro

Caminhoneiros marcam paralisação para 1º de fevereiro

Segundo a matéria do Correio do Estado, os caminhoneiros organizam uma paralisação geral para o próximo dia 1º de fevereiro. O ato foi aprovado em reunião do Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) em dezembro do ano passado.

Segundo o diretor-presidente do CNTRC, Plínio Nestor Dias, a manifestação não tem caráter político, ao contrário de vídeo que circula em uma rede social que diz que a pauta dos motoristas para paralisação é contra os governadores.

O protesto foi aprovado por transportadores rodoviários de cargas, associações, sindicatos e cooperativas que fazem parte do conselho. “Temos em torno de 30 a 40 mil pessoas envolvidas no CNTRC”, estima Plínio.

Pautas da paralisação

Os caminhoneiros protestam contra a alta do preço do combustível (em dezembro, o óleo diesel S10 era encontrado, em média, a R$ 3,683 no país, segundo dados da ANP) e o projeto de lei (PL) da BR do Mar.

Autônomos

No Brasil há 1 milhão de caminhoneiros com registro de Transportador Autônomo de Carga (TAC). Conforme dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

Segundo o presidente do CNTRC, Plínio Dias, uma nova greve de caminhoneiros vem sendo discutida desde dezembro. Sobretudo por causa do descaso do Ministério da Infraestrutura.

Em suma, o setor tem uma pauta com dez reivindicações. “Eles (Ministério) disseram que iriam marcar uma reunião no começo do ano .Mas, até agora, nada”, diz Dias.

A princípio, o ponto mais importante é a defesa da constitucionalidade da Lei 11.703 de 2018. Ou seja, a validade da regra que instituiu uma política nacional de valores mínimos de pagamento do frete.

A lei foi uma das conquistas da greve de caminhoneiros de 2018. No dia 21 de maio daquele ano, teve início uma paralisação que durou dez dias. Com isso, o Brasil inteiro colapsou por falta de produtos como combustíveis, alimentos e medicamentos.

 

Fonte: Correio do Estado

Foto: Portal Estrada 

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI

Compartilhe este post:
Compartilhar com