HomeCaminhõesCentro de Restauração da Brasdiesel é responsável por reformar caminhões brasileiros

Centro de Restauração da Brasdiesel é responsável por reformar caminhões brasileiros

Portal Estrada - Centro de Restauração da Brasdiesel é responsável por reformar caminhões brasileiros

Centro de Restauração da Brasdiesel é responsável por reformar caminhões brasileiros

A Revista Jornada contou mais detalhes sobre o Centro de Restauração da Brasdiesel, responsável por restaurar e reformar tantos outros caminhões brasileiros.

Inaugurado em 2016, o Centro oferece restauração, pintura e personalização de veículos, com o intuito de encantar ainda mais os amantes da marca. Os serviços estão disponíveis em três unidades do grupo Brasdiesel: Caxias do Sul, Lajeado e Ijuí, no Rio Grande do Sul.

É neste espaço que chegam – e também de onde saem – os caminhões exclusivos que a Casa Scania restaura. E, é claro, cada veículo é único, exclusivo e acompanhado de perto pela equipe e pelo cliente, que pode escolher todo e qualquer detalhe do seu caminhão, seja por que vai usar o veículo no dia a dia ou na frota de sua empresa, para atender a algum desejo pessoal ou ainda realizar um sonho.

E se tudo começa pelo intuito do cliente, o primeiro passo da equipe da Brasdiesel na hora de restaurar um caminhão é ouvir, acolher e entender o que o proprietário quer para o seu veículo. Nessa etapa, a Casa pesquisa e elenca todas as peças necessárias para a reforma, desde a funilaria até a pintura. É claro que para cada modelo existe um processo: quanto mais antigo e raro, maior o desafio para adquirir as peças e até mesmo o manual ou ficha técnica original.

“Entregamos o veículo com suas características originais preservadas e isso só é possível a partir de muito estudo e conhecimento de toda a equipe técnica”, explica Jorge, responsável pela Reformadora da filial de Lajeado.

Depois desse levantamento e do orçamento aprovado pelo cliente, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no caminhão. O veículo chega à área técnica e por lá é feita a desmontagem da cabine e do chassi. A cabine é removida e outras etapas do serviço vão sendo realizadas, como a forração interna, os cuidados com o painel, os reparos ou a substituição do trem de força, as reformas na tubulação pneumática e nos chicotes elétricos. Tudo nos mínimos detalhes até que o caminhão esteja pronto para o alinhamento de portas, a colocação do para-brisas e a pintura.

Todo este trabalho é realizado por uma equipe especializada e devidamente capacitada. São 25 colaboradores atuando nessas atividades do Centro de Restauração da Brasdiesel de Caxias do Sul. Além de um time treinado, o espaço também possui outros diferenciais que permitem trabalhos como a personalização da frota e a recuperação de veículos sinistrados. “Contamos com gabaritos para o alinhamento das estruturas de cabina. Na unidade de Caxias do Sul, nossa reformadora tem ainda uma gaiola para alinhamento de chassi e alinhamento de eixos a frio, boxes de serviços fechados, ponte rolante para a movimentação de peças e cabinas e laboratório de tintas. Além disso, a pintura automatizada e os ambientes de estufa para secagem da tinta conferem ainda mais qualidade ao serviço”, explica Cláudio Padilha, Gerente Geral de Pós-Vendas do grupo Brasdiesel.

Mas, assim como na fase de pesquisa das peças necessárias e dos detalhes do veículo, o tempo de duração da reforma até a entrega final do caminhão também varia de acordo com o modelo. “O tempo estimado para entregar o orçamento para cliente é curto, em média 11 dias. Já o processo completo de restauração costuma demorar alguns meses”, pontua Vinicius Stocco, responsável pelo Centro de Restauração da Matriz, em Caxias do Sul.

Ao final do processo, o veículo passa por uma avaliação criteriosa, o famoso controle de qualidade. Só a partir daí é que essas máquinas, novinhas em folha, cheias de peças originais, muito estilo e carregadas de boas histórias, saem da concessionária para ganhar as estradas do Brasil – e o coração dos apaixonados por caminhão.

Para se ter uma ideia, cerca de 90 caminhões, em média, passam mensalmente pelas reformadoras da Brasdiesel, seja para serviços de restauração, recuperação ou personalização de frota.

 

Fonte: Jornada Scania

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

Compartilhar com
Avalie este artigo