Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeSaúdeCNT pede que caminhoneiros sejam considerados grupo prioritário em campanha de vacinas contra a covid-19

CNT pede que caminhoneiros sejam considerados grupo prioritário em campanha de vacinas contra a covid-19

O presidente da CNT, Vander Costa, encaminhou ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, um pedido formal para incluir os motoristas e profissionais de todos os segmentos do transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo, navegação e portuário) de cargas e de passageiros no grupo prioritário do plano de imunização da população brasileira com vacinas contra a covid-19.

“Esses profissionais são os responsáveis pela prestação dos serviços de transporte de vacinas, pessoas, alimentos, medicamentos e outros suprimentos necessários para atravessarmos o momento crítico que se abateu sobre o país”, ponderou Vander Costa.

No ofício, o presidente da CNT ressaltou que as autoridades podem contar com a estrutura do SEST SENAT, que dispõe de 157 unidades operacionais distribuídas em todo o território brasileiro, para a fase de aplicação das vacinas.

Transporte de vacinas de Covid-19

O mercado brasileiro de transporte de medicamentos dispõe de infraestrutura logística adequada para transportar as vacinas que combaterão o Covid-19. “Os equipamentos são próprios para atender os três padrões de temperatura utilizados usualmente pelos operadores logísticos e que são determinados pela ANVISA”, afirma Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor da Frigo King.

A empresa que fabrica equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas. “A maior parte das vacinas em estudo já conta com a logística adequada para sua distribuição”, afirma.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que 50% das vacinas chegam comprometidas ao seu destino devido a falhas no controle de temperatura. Por isso é essencial ter esse controle desde o momento em que as vacinas saem dos fabricantes e até se destino final que podem ser os centros de distribuição de farmácias, laboratórios e hospitais.

As normas que regem esse transporte são determinadas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 430/20) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). “Os devidos cuidados com a manutenção da temperatura ideal, ao longo de todo o trajeto, e o correto armazenamento da carga são partes fundamentais para garantir o combate ao Covid-19”, explica Marcos.

Fonte: CNT

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI

Compartilhe este post:
Compartilhar com