Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeLogísticaMercado de condomínios logísticos de alto padrão tem recorde de absorção em 2020

Mercado de condomínios logísticos de alto padrão tem recorde de absorção em 2020

Portal Estrada - Mercado de condomínios logísticos de alto padrão tem recorde de absorção em 2020

Mercado de condomínios logísticos de alto padrão tem recorde de absorção em 2020

A taxa de vacância dos condomínios logísticos de alto padrão no Brasil fechou o ano de 2020 em 14,54%, segundo pesquisa First Look, realizada pela JLL. O índice é o menor registrado desde 2013, quando o estudo teve início.

Os volumes de absorção bruta e líquida também bateram recordes, tendo acumulado no ano 2,5 milhões de metros quadrados e 1,5 milhão de metros quadrados por empresas, respectivamente.

No quarto trimestre, em São Paulo, a Westwing foi responsável pela ocupação de 27.800 m² em Jundiaí. Cajamar contou com grandes absorções: o Mercado Livre, com 75.800 m², e a Ford, com 77.000 m². A montadora também tomou mais de 75.000 m² na região de Sorocaba.

No Rio de Janeiro, a maior negociação foi da Braskem, com mais de 34.000 m² em Duque de Caxias. Outros estados também registraram importantes movimentações em empresas, como a Honda, em Manaus, AM, com 15.000 m² e a Amazon, em Pernambuco, com 15.000 m².

Perspectivas para 2021

A previsão para o ano é de que o ritmo acelerado permaneça, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro, e novas negociações ocorram. A projeção de novo estoque é de 1,9 milhão de metros quadrados em 2021. Apesar da entrega de mais espaços, a expectativa é de alta absorção e manutenção dos preços.

Segundo a pesquisa da JLL, a vacância dos condomínios deve cair ainda mais e atingir o patamar de 12,43% no Brasil. Em SP, estado que apresenta o maior volume de movimentações, o índice deve ser ainda mais baixo, por volta de 12,29%.

Pandemia

Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que mais de 600 mil pequenas e micro empresas fecharam as portas. Dado este cenário, diversas campanhas e arrecadações estão sendo feitas, não apenas no setor de logística, para poder ajudar aqueles que necessitam e para efetuar uma tentativa de melhorar a situação de milhares de brasileiros.

O setor de transporte de cargas vem sendo responsável por muitas ações, parcerias e campanhas a fim de levar insumos e recursos às áreas mais vulneráveis.

 

Fonte: Logweb

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI

Compartilhar com
Avalie este artigo