Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeInternacionalDAF inicia testes com o caminhão elétrico CF Hybrid
Hybrid

DAF inicia testes com o caminhão elétrico CF Hybrid

A DAF Trucks começou a testar o CF Hybrid no terreno com o objetivo de ganhar experiência na utilização diária. A transportadora holandesa Peter Appel está agora a utilizar dois destes inovadores caminhões para o abastecimento de supermercados no coração dos Países Baixos. O DAF CF Hybrid é 100% elétrico em áreas urbanas e utiliza tecnologia diesel limpa fora da cidade. O caminhão inovador combina o melhor dos dois mundos ao proporcionar uma condução “zero emissões” na cidade enquanto garante elevada autonomia e flexibilidade fora das áreas urbanas.

Leia também:

Os caminhões DAF CF Hybrid Innovation estão equipados com o motor a diesel PACCAR MX-11 de 10,8 litros (330 kW/450 CV) extremamente eficiente, um motor elétrico ZF (75 kW/100 CV, potência de pico: 130 kW/175 CV) e uma caixa de velocidades ZF TraXon especial para grupos motopropulsores híbridos.

Carregamento durante a condução ou numa estação de carregamento

O motor elétrico recebe energia de uma bateria de 85 kWh, que recarrega quando o motor a diesel está a ser utilizado. Durante o funcionamento a diesel, o motor elétrico funciona como um alternador e fornece energia à bateria. No futuro, também será possível carregar a bateria numa estação de carregamento (rápido).

Quando a bateria está totalmente carregada, o DAF CF Hybrid (dependendo do peso total do conjunto de caminhão e reboque) tem uma autonomia elétrica de 30 a 50 quilómetros, o que é suficiente para entrar e sair de áreas urbanas sem produzir quaisquer emissões de escape.

Gestão inteligente da energia

Fora da cidade, o CF Hybrid é alimentado pelo eficiente e limpo motor a diesel PACCAR MX-11, que proporciona uma autonomia elevada. Além disso, a tecnologia híbrida proporciona poupança adicional no consumo de combustível, graças à gestão inteligente de energia. A energia gerada pelo travão de escape, bem como o controlo da velocidade em descidas, é utilizada pelo motor elétrico para suportar o motor a diesel. Tal é vantajoso em termos de consumo de combustível e emissões de CO2.

Adequado para viagens mais longas

“Em conjunto com o nosso cliente, Albert Heijn, estamos sempre à procura de formas de reduzir a nossa pegada de CO2”, afirma Marcel Pater, gestor de frotas da Peter Appel Transport, que possui um total de 680 caminhões. “Embora os caminhões elétricos sejam ideais para a distribuição urbana, a tecnologia híbrida é preferível para rotas mais longas. Na cidade, o DAF CF Hybrid funciona de forma totalmente elétrica e o motor a diesel do caminhão significa que é possível viajar de e para os diferentes centros de distribuição nos Países Baixos e no estrangeiro sem quaisquer problemas.”

CF Hybrid

Utilização diária pelos clientes

“Tendo em consideração um futuro mais limpo, a DAF acredita que não existe apenas uma solução tecnológica para o vasto espetro de requisitos de transporte”, afirma Ron Borsboom, diretor executivo de desenvolvimento de produtos. “É por isso que estamos a testar diferentes tecnologias. A opção totalmente elétrica é uma boa alternativa para a distribuição urbana e a tecnologia diesel limpa é excelente para distâncias mais longas, em parte devido aos novos tipos de combustível. Além disso, estamos a analisar de perto a utilização de hidrogénio a longo prazo. Com o teste de campo do CF Hybrid, queremos avaliar não só o seu desempenho relativamente à tecnologia elétrica/diesel, mas também a adequação à utilização diária pelos nossos clientes.”

 

Fonte: P&M

Foto: Divulgação

Leia as nossas #dicas especiais AQUI!

Compartilhe este post:
Compartilhar com