Daimler Trucks inicia testes no caminhão Mercedes-Benz GenH2 Truck movido a célula de combustível
No final de abril, a Daimler Trucks começou a conduzir rigorosos testes com o primeiro protótipo do Mercedes-Benz GenH2 Truck, caminhão movido a célula de combustível com base em hidrogênio apresentado em setembro de 2020. Este é um marco importante de progresso rumo à produção em série do veículo.
A fabricante de caminhões está focando na célula de combustível com base em hidrogênio para a eletrificação de seus caminhões, atendendo desde a distribuição urbana até o transporte rodoviário de longas distâncias. A Daimler Trucks busca atingir autonomia de até 1.000 quilômetros ou mais em um só tanque de hidrogênio, sem precisar parar para reabastecer.
A extensa série de testes é bastante exigente para o veículo e seus componentes e se concentra, entre outras coisas, na operação contínua, diferentes condições climáticas e de vias e diversas manobras de direção.
De acordo com o plano de desenvolvimento da Daimler Trucks, o caminhão movido a célula de combustível também será testado em vias públicas antes do final deste ano e os testes com clientes estão programados para começar em 2023. Os primeiros Mercedes-Benz GenH2 Truck produzidos em série devem ser entregues aos clientes a partir de 2027.
Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG: “Estamos constantemente focados em nossa estratégia de tecnologia para a eletrificação de nossos caminhões. Queremos oferecer aos nossos clientes os melhores caminhões neutros de emissões locais de CO2 – movidos por baterias ou célula de combustível com base em hidrogênio, dependendo da aplicação. Estamos dentro do cronograma e estou muito satisfeito que os rigorosos testes com o Mercedes-Benz GenH2 Truck tenham começado com sucesso. ”
“A propulsão por célula de combustível com base em hidrogênio se tornará indispensável para o transporte rodoviário de longas distâncias neutro em CO2 no futuro. Isso também é confirmado por nossos muitos parceiros com os quais estamos trabalhando a todo vapor para colocar essa tecnologia na estrada em veículos de produção em série. Além disso, um impulso considerável está sendo dado pelo claro compromisso assumido pelas agências reguladoras nacionais e europeias quanto ao uso de hidrogênio para o transporte rodoviário de mercadorias. O apoio político desempenha um papel importante para a criação de uma infraestrutura para o hidrogênio verde e para tornar o uso de caminhões com célula de combustível economicamente viável para nossos clientes”, acrescenta Daum.
Fonte: Mercedes-Benz
Foto: Divulgação
Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI