Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeCarrosDenatran abre discussões sobre veículos autônomos no Brasil
Portal Estrada - Denatran abre discussões sobre veículos autônomos no Brasil

Denatran abre discussões sobre veículos autônomos no Brasil

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) promoveu, nesta quinta-feira (10), o primeiro webinar sobre veículos autônomos no país, com o objetivo de iniciar o debate e esclarecer dúvidas da sociedade sobre esse tipo de carro comandado por computadores, com ou sem condutor.

A iniciativa visa motivar a implantação dessa tecnologia com potencial de reduzir o número de acidentes de trânsito e promover mais conforto para os motoristas.

“O Brasil é um dos maiores países produtores de automóveis do mundo. A necessidade de trazer e aprimorar essa tecnologia é primordial para que possamos entrar no mercado internacional. Cerca de 90% dos acidentes são causados por erros humanos e precisamos mudar essa realidade. Acredito que essa inteligência vai cooperar com nosso objetivo de diminuir o número de fatalidades no trânsito”, afirmou o diretor-Geral do Denatran, Frederico Carneiro.

O QUE É 

O veículo autônomo pode executar suas funções de maneira automatizada, sendo capaz, inclusive, de percorrer sozinho determinado trajeto, detectando obstáculos presentes no trânsito. Os eventos e discussões contam com a parceria da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

O próximo evento acontecerá dia 4 de fevereiro de 2021 e eles serão a porta de entrada para o 1º Seminário Internacional de Veículos Autônomos, que acontecerá em abril.

Trucks

A Daimler Trucks é mais uma montadora a fazer parceria com a Waymo para a introdução de direção em caminhões autônomos de nível SAE 4. A empresa de tecnologia já havia feito parceria com a Volvo recentemente. E em 2009 um projeto de direção autônoma com o Google. A Waymo acumula mais de 30 milhões de quilômetros de experiência em vias públicas em 25 cidades do Estados Unidos.

Um dos testes, no Texas, utilizou caminhões pesados da marca Peterbilt que são 100% autônomos. Mesmo assim, motoristas treinados acompanham os testes dentro do veículo. O objetivo é que possam agir caso haja algum risco iminente. Os veículos foram carregados para que a simulação seja o mais próximo possível da realidade.

 

Fonte: MInfra

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI

Compartilhe este post:
Compartilhar com