HomeTransporte HidroviárioDNIT anuncia a reabertura de três portos no Amazonas

DNIT anuncia a reabertura de três portos no Amazonas

DNIT anuncia a reabertura de três portos no Amazonas

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) reativou, no início da semana, as Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) dos municípios de Borba, Beruri e Canutama, todos os portos no interior do Amazonas, cumprindo o compromisso firmado pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Os portos, sob responsabilidade da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), começaram a funcionar no último fim de semana e estão recebendo embarcações de cargas e passageiros. Essas IP4 estavam desativadas desde dezembro do ano passado. O trabalho para a reabertura desse tipo de instalação tem sido prioridade para o DNIT nos últimos meses.

“Essas instalações são fundamentais para o deslocamento da população do Norte do país, uma vez que os rios são as principais vias de locomoção da região. Manter as IP4 em condições adequadas significa levar desenvolvimento e qualidade de vida para esses brasileiros”, explicou a diretora de Infraestrutura Aquaviária, Karoline Lemos.

Cronograma 

Até julho serão entregues os portos de Guajará, Itamarati e Santa Isabel do Rio Negro. Já Itacoatiara, Iranduba, Coari, Eirunepé e Novo Aripuanã estão com as ações necessárias a reativação dentro do cronograma e devem ser entregues ainda este ano. As obras para adequação e reabertura das estruturas são custeadas pela Autarquia.

Novas instalações 

O planejamento do DNIT também prevê a construção de mais dois portos de pequeno porte para atender a população do Amazonas. A licitação da IP4 de Barcelos deve ocorrer nos próximos meses. A IP4 de Labrea tem previsão de ser licitada no segundo semestre de 2020.

 

Fonte: DNIT

Foto: Divulgação/DNIT

Leia as nossas #dicas especiais AQUI!

Compartilhar com
Avalie este artigo