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Eletra lança seu novo ônibus elétrico híbrido Dual Bus

A Eletra lança nesta terça-feira, 24 de setembro, na Arena ANTP, em São Paulo, o Ônibus Elétrico Híbrido Dual Bus 15mum veículo inovador para o transporte público sustentável.

Com este lançamento, a Eletra confirma o foco em consolidar um produto nacional preparado para a realidade do mercado de ônibus urbano da América Latina.

O Dual Bus 15mé um veículo em que todos os seus componentes – chassi, carroceria, motor elétrico e, principalmente, baterias – estão disponíveis no Brasil e garantidos por empresas com estrutura de assistência técnica em todo o continente latino-americano.

A Eletrabusca assegurar resultados positivos a médio e longo prazos para os operadores do transporte público: alta eficiência, disponibilidade local de assistência/reposição de peças e ônibus elétricos com vida útil garantida de 20 anos.

O Dual Bus 15m é a soma da tecnologia de tração elétrica Eletra com a qualidade dos componentes Moura by Xalt e WEG, líderes da indústria nacional de eletromobilidade.

Completam esse grupo nacional a Marcopolo (carroceria) e a MAN (chassi low-entry 15m), empresas de referência no mercado mundial de ônibus.

AUTONOMIA

O Dual Bus 15m é um veículo de tração elétrica alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador – que podem operar em modo conjunto ou independente.

É solução ideal para atender a Zonas de Emissão Zero nas cidades, com ampla autonomia e sem necessidade de infraestrutura de recarga.

Além disso, a qualquer momento da vida útil do Dual Bus, a tecnologia Eletra permite a troca do motor-gerador por um banco de baterias com maior capacidade, possibilitando a conversão de ônibus elétrico híbrido para ônibus elétrico puro.

O Dual Bus 15mroda em dois modos distintos, a critério do operador de transporte.
No Modo Híbrido, o sistema de tração elétrica recebe energia tanto do motor-gerador (que pode ser a diesel ou a biocombustível) quanto do conjunto de baterias.

No Modo Elétrico, o motor-gerador é desligado e o veículo roda apenas com a carga das baterias, com autonomia de até 25 km por volta.

O desligamento pode ser acionado pelo condutor ou por um sensor GPS na via pública – por exemplo, quando o veículo entrar numa Zona de Emissão Zero. A alternância de modos se repete várias vezes, conforme o perfil da operação.

Durante a operação, as baterias são continuamente recarregadas pela tecnologia de frenagem regenerativa (KERS), podendo também ter a contribuição do motor-gerador.
Essa versatilidade permite ao veículo rodar em diferentes ambientes urbanos, aproveitando o máximo das tecnologias híbrida e elétrica. Sem carregadores nas garagens e sem recargas de oportunidade.

POLUIÇÃO

No Modo Híbrido, o motor-gerador trabalha em rotação constante (estacionário) e na melhor curva de eficiência para o mínimo de consumo e de emissões.

Na comparação com um ônibus similar convencional, o Dual Bus Hibrido Elétrico 15m tem um consumo de diesel 28% inferior e emite na atmosfera 95% a menos de material particulado (MP) e 30% a menos de gás carbônico (CO²).

E a qualquer momento o mesmo veículo pode transformar-se num ônibus 100% elétrico, com emissão zero de poluentes.

O retrofit do Modo Híbrido para o Modo Elétrico Puro também fica a critério do operador. Basta trocar o motor-gerador a combustão por mais baterias, sem qualquer mudança no motor elétrico, nos sistemas de tração ou outros componentes.

 

Fonte: Eletra

Foto: Divulgação/Eletra

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