Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeCarrosFoton lança cópia da picape Ford F-150 Raptor na China

Foton lança cópia da picape Ford F-150 Raptor na China

Foton lança cópia da picape Ford F-150 Raptor na China

Foton lança cópia da picape Ford F-150 Raptor na China

A fabricante chinesa Foton apresentou no Salão de Pequim uma cópia escancarada da Ford F-150, veículo mais vendido nos Estados Unidos há mais de duas décadas. Batizada de Da Jiang Jun, ou “O Grande General” na tradução ao português, a picape tem linhas quase idênticas às da F-150 na dianteira, mas é menor em tamanho e está mais para o porte médio da Ford Ranger.

O design frontal realmente impressiona pela inspiração declarada nas linhas da F-150, praticamente repetidas no modelo da Foton. Está lá a enorme grade que ocupa quase toda a dianteira e é ladeada pelos faróis verticais duplos com contornos de LEDs. Embora menor, o visual parrudo plagiado da picape Ford – especificamente a versão Raptor – faz a chinesa Da Jiang Jun parecer maior do que é.

Inspiração na F-150 Raptor não está na motorização

A mecânica, entretanto, mostra a grande diferença entre os modelos. Enquanto a poderosa F-150 Raptor traz um 3.5 litros V6 biturbo com 450 cv de potência, a caminhonete chinesa traz um 4-cilindros 2.0 litros turbo a gasolina capaz de produzir 238 cv, segundo a Foton. Há ainda duas opções a diesel de 2.0 litros e 2.5 litros em oferta. A montadora não divulgou dados de desempenho desses motores.

Foton lança cópia da picape Ford F-150 Raptor na China

A transmissão na picape da Foton é de oito marchas, fornecida pela alemã ZF, com tração dianteira ou integral. Já a F-150 Raptor traz o câmbio automático de dez marchas e tração 4×4. Com poucas fotos divulgadas, não se sabe se a picape chinesa também imita a norte-americana na cabine. Mas só pelo desenho do exterior, a Ford já pode reivindicar seus direitos autorais.

Foton lança cópia da picape Ford F-150 Raptor na China

RAM 1500 TRX provoca Ford F-150 Raptor em easter egg

Já ouviu falar em easter egg? Este é o termo utilizado pelo grupo FCA para justificar as ilustrações que esconde em alguns de seus carros. A picape RAM 1500 TRX, por exemplo, traz sob uma cobertura plástica, dentro do cofre do motor, a imagem de um Tiranossauro Rex com um Velociraptor entre suas presas. Uma provocação clara à Ford.

Mas, o que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo! Para quem não se recorda, a sigla TRX, em inglês, soa como T-Rex (Tiranossauro Rex). E, Raptor (sobrenome da versão esportiva da F-150) é uma referência ao Velociraptor. Ou seja, a figura (ou easter egg), deixa claro que a 1500 TRX é capaz de “engolir” sua única rival F-150 Raptor, afinal, enquanto a RAM usa o motor V8 6.2 de 702 cv de potência,  a Ford vem com o “modesto” V6 3.5 biturbo de 450 cv.

Foton lança cópia da picape Ford F-150 Raptor na China

TRX x Raptor

Cabe frisar que o Velociraptor é um dinossauro menor e mais rápido. Enquanto o Tiranossauro Rex não é páreo para ninguém. Este foi o animal mais temido da era dos dinossauros. É assim, aliás, com um T-Rex devorando um Velociraptor, que acaba o primeiro filme Jurassic Park.

Em dados, a RAM 1500 TRX chega a 100 km/h em 4,5 segundos. Mas a Ford não vai deixar isso passar batido. Informações apontam que a próxima geração da F-150 Raptor terá motor de Mustang. É isso, aí! A promessa, é emprestar o 5.2 V8 superalimentado do Shelby GT500, gerando potência de 725 cv.

Vale ressaltar que a polêmica foi apontada por meio de um vídeo postado no Instagram de um aficionado pela picape. Confira abaixo:

 

Fonte: Estradão

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

 

Compartilhar com
Avalie este artigo