Freightliner testa caminhões elétricos em operações reais
A Freightliner, divisão de caminhões do Grupo Daimler nos EUA, iniciou os testes de modelos elétricos no país. A frota, composta por seis unidades do eCascadia e duas do eM2 106 será avaliada por clientes em condições reais de uso.
A ação foi batizada de Customer Experience (experiência do consumidor, em tradução livre). Os oito caminhões atuarão em operações de médio porte.
Leia mais:
- Ford Transit elétrico chega aos EUA e Canadá em 2022
- Volvo promove demonstração de caminhões pesados elétricos nos Estados Unidos
- Daimler entrega 16 ônibus elétricos eCitaro na Alemanha
Durante 22 meses, 14 clientes da marca de diferentes setores testarão os caminhões elétricos. O grupo é formado por alguns dos maiores frotistas dos EUA. Juntas, essas empresas têm mais de 150 mil caminhões, entre médios e pesados.
A frota da Customer Experience se une aos 30 Freightliner eTrucks que estão em testes desde 2018. Recentemente esses caminhões (em conjunto) ultrapassaram a marca de 160 mil quilômetros rodados.

O lançamento comercial do Freightliner eCascadia e do eM2 106 está marcado para o fim de 2021. Ao menos por ora, a previsão é que os dois modelos sejam vendidos apenas no mercado norte-americano.
Freightliner eCascadia e eM2
A versão eCascadia é baseada no Cascadia, caminhão mais vendido da Freightiiner nos EUA. O cavalo-mecânico, direcionado a operações de longa distância, tem peso bruto total combinado (PBTC) de 80.000 lb, equivalentes a 36 toneladas.
O elétrico eCascadia será oferecido com várias opções de potência. A mais alta será equivalente a 730 cv. As baterias de 550 Kwh garantem autonomia de até 250 milhas (equivalentes a 400 km), de acordo com informações da Freightiiner.
É possível recarregar até 80% da capacidade da bateria em cerca de 90 minutos. Isso permite que o caminhão tenha autonomia de 200 milhas ou 320 km. Por isso o modelo elétrico tem vocação para operações regionais de distribuição.
O Freightliner eM2 terá cerca de 480 cv de potência. O modelo é focado em operações de distribuição local e serviços de entrega. Seu PBTC é de 26.000 lb ou 12 toneladas.
As baterias têm 325 Kwh de capacidade, o que se traduz em autonomia de 230 milhas, ou 370 km. Para repor 80% de carga é preciso deixar o caminhão conectado ao carregador por uma hora. Isso garante 184 milhas (280 km) de autonomia.
Caminhões elétricos da Daimler
O lançamento dos Freightliner eCascadia e eM2 faz parte da estratégia global da Daimler Trucks rumo a eletrificação. A atual linha de veículos elétricos de transporte do grupo alemão é formada pelos Mercedes-Benz eActros e eEconic, além do ônibus eCitaro na Europa.
O eCanter, da marca Fuso, foca mercados na Ásia, Europa e América do Norte. Há ainda o eC2 Jouley da Thomas Built. O ônibus para transporte escolar é um dos campeões de vendas do segmento no Canadá.
Fonte: Estradão
Foto: Divulgação
Leia as nossas #dicas especiais AQUI!