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Governador e Ministro assinam início das obras do Rodoanel de Cuiabá

Portal Estrada - Governador e Ministro assinam início das obras do Rodoanel de Cuiabá

Governador e Ministro assinam início das obras do Rodoanel de Cuiabá

O governador Mauro Mendes e o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinam neste sábado (17), às 9h, a ordem de início de serviço para a elaboração de projetos e execução das obras do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande, conhecido como Rodoanel.

O evento de assinatura contará com as presenças do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Antônio Leite dos Santos Filho, e o representante do Consórcio MT Sul – SBS Engenharia – Future ATP – Vereda, Márcio Bozetti.

As intervenções previstas no projeto incluem ainda quatro viadutos, duas pontes sobre o Rio Cuiabá (240 metros), uma trincheira (181 metros) e passagens de nível, dentre outras Obras de Artes Especiais (OAEs). As placas de concreto de rodovia terão 21 centímetros de espessura.

A ordem de serviço prevê a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, além de obras de melhoria viária e de artes especiais, em uma extensão de 21,5 quilômetros da BR-163/364. Trata-se do primeiro lote de obras do Rodoanel a ser realizado e o investimento será de R$ 204,9 milhões, com recursos oriundos do Estado e União.

Nesse primeiro lote será executada a implantação de 21,5 quilômetros do trecho da BR-163/364, em Várzea Grande, até o entroncamento da MT-251, na Rodovia Emanuel Pinheiro, em Cuiabá, além da duplicação da pista em pavimento rígido.

Em razão dessa duplicação, também deverão ser construídos dois viadutos na BR-163/364, dois viadutos na MT-010 e duas pontes sobre o Rio Cuiabá. Também está prevista a construção de uma trincheira na Avenida Antártica e três retornos/passagens em desnível.

O Rodoanel melhorará o fluxo de veículos entre Cuiabá e Várzea Grande – especialmente de caminhões que precisam passar pela região metropolitana dessas cidades. As obras também são estratégicas para garantir mais eficiência ao escoamento da produção agropecuária na porção mato-grossense de três rodovias federais: as BRs 163, 364 e 070.

Quando concluído, o empreendimento facilitará o transporte da carga que segue pela BR-163/364/MT em direção ao terminal ferroviário da região Sul do estado e aos portos de Santos (SP); pela BR-070/MT rumo ao Pantanal; e da BR-163/MT para a região Norte do Estado e os portos do Pará.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) acelera as obras de pavimentação na rodovia BR-163/364/MT, no trecho localizado no Distrito Industrial de Cuiabá. Os serviços de duplicação da rodovia federal entraram em sua reta final. A Autarquia construiu, nos últimos anos, 42 quilômetros de pavimento em concreto, no lote 3, entre a Serra de São Vicente e o viaduto existente no entroncamento com a Rodovia dos Imigrantes (BR-070/MT), restando apenas 1 quilômetro, com previsão de ser concluído ainda em 2021.

 

Fonte: Governo do MT

Foto: Divulgação

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