HomeTransporte AéreoGoverno de MS abre licitação para modernização do aeroporto de Dourados

Governo de MS abre licitação para modernização do aeroporto de Dourados

Portal Estrada - Governo de MS abre licitação para modernização do aeroporto de Dourados

Governo de MS abre licitação para modernização do aeroporto de Dourados

Após autorização do Governo Federal, o governo do Mato Grosso do Sul abriu o processo licitatório para contratação das obras no aeroporto de Dourados/MS. A licitação contempla, nesta primeira etapa, a elaboração de projeto executivo de arquitetura e complementares para a construção das edificações do aeródromo, como o novo terminal de passageiros.

O tipo da concorrência é por menor preço. A abertura das propostas está agendada para 6 de junho. A licitação tem valor estimado de R$ 505 mil, a serem integralmente custeados com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). Trata-se de investimento estratégico do Governo Federal para desenvolver a aviação regional e impulsionar a economia da região do aeroporto. Dourados é a cidade mais populosa cidade do interior do estado, está próxima da fronteira do Brasil com o Paraguai e é passagem obrigatória dos turistas em direção a Bonito e ao Pantanal.

Em março deste ano, o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra), garantiu o repasse de verbas para o governo do Mato Grosso do Sul contratar empresa que fará os projetos básico e executivo de obras complementares no Aeroporto de Dourados. A principal intervenção é a construção de novo terminal de passageiros, mas há previsão de seção contra incêndio e estação prestadora de serviços de telecomunicações, entre outras edificações.

Com a autorização para o processo licitatório, o Governo Federal assegura a continuidade de série de intervenções planejadas para modernizar o Aeroporto de Dourados. Localizada próxima à fronteira do Brasil com o Paraguai, a cidade é a mais populosa do interior do estado, importante centro agropecuário do Mato Grosso do Sul e passagem obrigatória dos turistas brasileiros e estrangeiros que seguem em direção a Bonito e ao Pantanal.

Os trabalhos em andamento devem ser concluídos até o fim do ano, quando está prevista a reabertura do aeroporto para pousos e decolagens.

Medidas de proteção atualizadas pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou nesta quinta-feira (12) as medidas sanitárias a serem adotadas em aeroportos e aeronaves. A flexibilização das regras foi justificada pelo encerramento da emergência em saúde pública, em decorrência do avanço da vacinação contra a covid-19, e redução no número de casos e óbitos no Brasil. As medidas começam a valer a partir do dia 22 de maio.

Entre as medidas, está a retomada da capacidade máxima de passageiros nas aeronaves. Os serviços de alimentação a bordo também estão liberados, com a recomendação de que sejam breves. O uso de máscaras de proteção facial continua obrigatório, a fim de mitigar o risco de contágio.

 

Fonte: MInfra

Foto: Divulgação

Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística

Compartilhar com
Avalie este artigo