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Governo de São Paulo reduz alíquota do ICMS para caminhões elétricos

Portal Estrada - Governo de São Paulo reduz alíquota do ICMS para caminhões elétricos

Governo de São Paulo reduz alíquota do ICMS para caminhões elétricos

O Governo do Estado de São Paulo recebeu, na noite da quarta-feira (15), a aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para a redução da alíquota do ICMS para os caminhões elétricos, de 18% para 12% já em 2022. 

A proposta do Governo de reduzir o ICMS em seis pontos percentuais tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento da indústria automobilística paulista, alavancar a comercialização e renovação sustentável da frota no Estado, além de estimular o mercado tecnológico voltado aos caminhões elétricos – extremamente importantes na redução das emissões de carbono e ruídos em todo o Estado.  

Esta é mais uma iniciativa estadual em linha com as campanhas Race to Zero e Race to Resilience, firmadas pelo Governo do Estado, em 07 de novembro de 2021, durante a Assembleia Geral da Under 2º Coalition da COP 26 – iniciativa de governos subnacionais que visa a redução de emissões de gases de efeito estufa até 2050. 

Os incentivos à eletromobilidade, promovidos pelo Governo de São Paulo, ocorrem num momento em que as vendas de eletrificados crescem no Brasil, o que indica o protagonismo do Estado na liderança nacional das ações pelas mudanças climáticas. Segundo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), existem 10 milhões de carros, 600 mil ônibus e 31 mil caminhões elétricos no mundo – categoria que mais apresentou aumento de vendas nos últimos dois anos, sobretudo na China e na Europa, devido aos incentivos criados. 

Além disso, recentemente a BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, disponibilizou seu ônibus superarticulado 100% elétrico para que a SPTrans, gerenciadora de transportes da cidade de São Paulo, avalie sua conformidade em relação aos itens previstos nos Manuais de Padrões Técnicos de Veículos elaborados por ela e demais normas pertinentes. O ônibus disponibilizado, o primeiro superarticulado 100% elétrico do Brasil, teve os requisitos aprovados.

Um ponto forte da BYD, que contribui para atender ao aumento da demanda por veículos elétricos, é a fabricação da própria bateria. A produção de baterias de fosfato ferro-lítio-ferro (LiFePO4), usada nos ônibus articulados, é totalmente feita na planta da BYD em Manaus.

 

Fonte: Governo de SP

Foto: Divulgação

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