HomeNegóciosIC Transportes é pioneira na gestão da sua frota com o uso da Control Tower da Scania

IC Transportes é pioneira na gestão da sua frota com o uso da Control Tower da Scania

Portal Estrada - IC Transportes é pioneira na gestão da sua frota com o uso da Control Tower da Scania

IC Transportes é pioneira na gestão da sua frota com o uso da Control Tower da Scania

A Control Tower, uma inovação para frota lançada pela Scania no final de junho de 2021, acabou de chegar e mesmo sem contabilizar quilômetros e quilômetros de estrada percorrida, já tem uma história de sucesso para chamar de sua. A novidade funciona por meio da conectividade como uma efetiva torre de controle e reduz em até 30% o tempo de parada do veículo nas concessionárias.

Mas quem conta essa história é Eder Torres, gerente de gestão de ativos na IC Transportes. A empresa, que tem na frota 150 caminhões Scania, foi pioneira ao utilizar o novo serviço da marca. Os trabalhos com a Control Tower começaram em novembro de 2020 e fizeram parte dos testes com frotas-piloto em operações reais realizados pela Scania.

“A Control Tower nos oferece toda a gestão do caminhão, o acompanhamento de indicadores, dos índices de quebra, da disponibilidade mecânica do veículo. Conseguimos gerir a entrada e a saída do caminhão da concessionária através da minha torre de controle e da torre de controle da Scania. Uma vez por semana nos falamos e tratamos todos os atendimentos feitos. É uma cadeia funcionando para que o veículo rode e não fique parado na concessionária”, explica Eder.

“Há muitas promessas no mercado, mas é a Scania quem avança perante a concorrência comprovando o quanto de real disponibilidade passará a proporcionar à gestão do cliente. São até 30% de redução comprovada da permanência nas oficinas, ou seja, mais horas para o caminhão faturar. Isso significa que, além de reduzir os custos, apoiará o aumento da receita da operação do transportador. A conectividade e a evolução das soluções de serviços que temos disponibilizado desde 2017 continuam sendo a base de tudo”, completa Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Desde então, esse acompanhamento em tempo real trouxe grandes ganhos para a transportadora, como previsibilidade e aumento da disponibilidade dos caminhões. “Aumentou a disponibilidade mecânica da nossa frota e o acesso às informações. Nosso objetivo é ter 99% de disponibilidade e hoje já chegamos muito próximo disso. Para nós, não é só o valor de compra e revenda que conta, mas a disponibilidade que o caminhão entrega durante a vida dele. Afinal, caminhão é feito para trabalhar e não para ficar parado”, destaca.

Para Eder, essa nova forma de fazer a gestão da frota e da empresa com a Control Tower é também um meio de se alcançar a sustentabilidade no transporte. “Se não for feita a gestão do caminhão, de maneira geral, não teremos um transporte sustentável. A longo prazo, não vejo nenhum transportador rodoviário ficar distante de uma ferramenta de gestão como essa”, conclui.

 

Fonte: Jornada Scania

Foto: Divulgação

Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística

Compartilhar com
Avalie este artigo