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Linha Mercedes-Benz Sprinter tem crescimento de 66% no semestre

A Mercerdes-Benz registrou no primeiro semestre expressivo crescimento de 66% nas vendas da linha Sprinter de furgões, vans e caminhões chassi-cabine. Somando as três configurações básicas, de janeiro a junho foram emplacadas 5.419 unidades do modelo. Jefferson Ferrarez, diretor de vendas e marketing de vans, estima vender em torno 10 mil veículos Sprinter este ano, se o ritmo continuar o mesmo, o que resultará em incremento próximo a 20% sobre os 8.299 vendidos em 2018. 

“Os números atuais estão muito acima do que era esperado para o segmento de comerciais leves e large vans, por isso temos confiança de esperar por crescimento maior este ano”, avalia Jefferson Ferrarez.

O diretor explica que o porcentual de crescimento esperado para o ano todo é menor do que o registrado no primeiro semestre porque em 2018 as vendas só decolaram na segunda metade do ano, a partir de agosto, e de agora em diante a base de comparação será mais próxima. Mesmo assim, o mercado total de comerciais semileves – modelos com 3,5 a 5 toneladas de peso bruto total (PBT), onde está inserida a linha Sprinter – deve crescer perto de 30% na avaliação do executivo. 

Segundo ele, a Mercedes avança abaixo dessa média porque vem aumentando sua participação desde 2017, quando retomou a liderança do segmento, que deve ser garantida novamente em 2019, pelo terceiro ano consecutivo. Somadas, todas as configurações da Sprinter têm 35% dos emplacamentos de semileves este ano. 

NOVA SPRINTER NÃO AFETA CRESCIMENTO

A Sprinter vendida no Brasil é fabricada na Argentina, que atualmente trabalha em turno único e envia 85% da produção ao mercado brasileiro. Até o fim do ano deve ser introduzida na região a nova geração do modelo, já lançado na Europa no ano passado. Ferrarez diz que esse fator não vai interferir no crescimento de vendas esperado para este ano. “Reforçamos a produção na fábrica argentina com investimentos e está sendo instalada uma linha paralela para a introdução do novo modelo, que assim não afeta tanto a produtividade atual”, revela. “A maioria dos clientes precisa do veículo agora, para aproveitar o momento de crescimento, não quer esperar pela próxima geração, por isso a demanda segue alta”, afirma. 

O executivo cita que está difícil administrar a ansiedade dos clientes. “Muitos clientes querem o carro para amanhã, mas a procura está tão alta que a espera é de 30 dias a seis meses para entregar, dependendo da configuração”, revela. Hoje 52% das vendas da Sprinter são para frotistas, que têm feito renovações de suas frotas de operações urbanas para reduzir custos e se adaptar às restrições de trânsito para veículos pesados, os outros 48% são consumidores de varejo que compram de um a três veículos – e é nesta fatia de mercado que a Mercedes identifica o maior crescimento da demanda, principalmente para aplicações de transporte escolar e turismo, por causa das diversas ações de demonstração que a marca vem fazendo. 

Fonte: Automotive Business

Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

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