HomeSaúdeLogística é ponto crucial para monitoramento e combate do Coronavírus

Logística é ponto crucial para monitoramento e combate do Coronavírus

logística

Logística é ponto crucial para monitoramento e combate do Coronavírus

A chegada de um novo vírus é sempre um alerta, não só para a saúde pública, mas também para a economia em geral. Em um mundo globalizado, a logística e o transporte de cargas e mercadorias se dá de forma diária e contínua por meio de diferentes modais.

Leia também:

Com a iminência de uma epidemia, os países mais afetados tomam medidas severas, como fechamento de portos e aeroportos, bloqueio de importação e exportação, restrições para viagens, entre outras recomendações, o que gera um efeito em dominó nas cadeias de produção e distribuição. Da mesma forma, o combate a doenças e a agilidade para o monitoramento dependem também de um racional logístico bem estruturado, que em momentos de crises trabalhe para diminuir prejuízos a pessoas e empresas.

No caso do Covid-19, o novo Coronavírus, os meios para prevenção, monitoramento e controle da doença dependem de uma logística alinhada à produção da indústria, que impeça a interrupção da produção e distribuição de itens hospitalares, como máscaras cirúrgicas, luvas, álcool 70%, além de vacinas e outros medicamentos.

A OMS solicitou recentemente o aumento de 40% na produção mundial de máscaras e itens de proteção para funcionários de Saúde. Segundo a Organização, serão necessárias cerca de 89 milhões de máscaras mensalmente para que os profissionais que trabalham na linha de frente de combate ao vírus possam trabalhar em segurança. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que, sem uma cadeia segura de suprimentos, o risco do Coronavírus no mundo é maior e o primeiro passo é proteger os profissionais de saúde para que possam tratar o surto.

Soluções

A logística tem o papel de continuar operando em prol da saúde pública diante de epidemias e pandemias. O treinamento e o transporte especializado desses materiais e insumos faz toda a diferença na cadeia logística mundial.

Em São Paulo, desde a confirmação do primeiro caso do Covid-19, empresas especializadas no transporte de materiais biológicos, genéticos e hospitalares reforçaram o treinamento e priorizaram atendimentos sobre o vírus. A Bio Transportes, ajustou toda a agenda de trabalho para priorizar a coleta e entrega de materiais biológicos de prova e contraprova do Coronavírus para o Instituto Adolfo Lutz e para o Hospital Albert Einstein, priorizando a agilidade nos resultados de casos suspeitos.

A empresa realiza o transporte dos materiais por carro e moto e tem equipe treinada para lidar com situações de novas epidemias. A empresa é uma das 420 companhias especializadas em transporte, logística, comércio exterior, tecnologia e inovação que participam da Intermodal South America 2020, que acontece de 17 a 19 de março, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP).

“O sistema logístico tem a responsabilidade de enfrentar crises mundiais sabendo do seu papel de importância para o abastecimento global. A cadeia de suprimentos logísticos é bem estruturada e inteligente para saber como transportar itens básicos e essenciais em cenários como o que estamos vivendo agora. A Intermodal está aberta para discutir esse assunto em suas palestras e nos estandes de marcas expositoras, com o objetivo de reunir as melhores empresas de logística do mundo para discutir soluções e inovações”, explica o diretor geral do portfólio de infraestrutura da Informa Markets, organizadora da Intermodal, Hermano do Amaral Pinto Jr.

Durante o evento, portos, aeroportos, transportadores rodoviários e ferroviários, companhias aéreas, fabricantes de equipamentos e desenvolvedores de tecnologia e inovação estarão presentes, mostrando o que há de mais moderno quando o assunto é transporte e gestão de cargas. Além disso, em paralelo à feira, acontece a Conferência Nacional de Logística, organizada pela Abralog, que proporá o debate de cases de logística nacionais e internacionais e as melhores práticas e protocolos de gestão.

26ª Intermodal South America
Data: De 17 a 19 de março de 2020
Horário: Das 13 às 21 horas
Local: São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, São Paulo/SP

 

Fonte: Logweb

Foto: Divulgação

Leia as nossas #dicas especiais AQUI!

Compartilhar com
Avalie este artigo