HomeTransporte de PassageirosMarcopolo vai oferecer People Mover que ligará linhas de trem ao Aeroporto de Guarulhos

Marcopolo vai oferecer People Mover que ligará linhas de trem ao Aeroporto de Guarulhos

Portal Estrada - Marcopolo vai oferecer People Mover que ligará linhas de trem ao Aeroporto de Guarulhos

Marcopolo vai oferecer People Mover que ligará linhas de trem ao Aeroporto de Guarulhos

Passageiros e funcionários do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, vão contar com um novo meio de transporte mais rápido e moderno para chegar até o terminal. O Automated People Mover (APM), um tipo de veículo sobre trilhos 100% automatizado, vai conectar os terminais de passageiros do aeroporto à estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Segundo divulgou recentemente o site Money Times, a Marcopolo, pela sua divisão Marcopolo Rail, que atua no desenvolvimento de novos modais sobre trilhos, será responsável por fornecer “people movers”, veículos sobre trilhos 100% automatizados, ao consórcio AeroGRU, responsável pelo projeto que transportará passageiros da linha 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos ao Aeroporto de Guarulhos.

Segundo a Marcopolo, a proposta foi validada entre a companhia e o consórcio, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA, neste mês. O termo aditivo para a construção do trem de acesso ao Aeroporto de Guarulhos foi assinado nesta quarta-feira (8).

O termo aditivo ao contrato de concessão do aeroporto para construção do modal foi assinado na manhã desta quarta-feira (8) pelo Ministério da Infraestrutura e a concessionária GRU Airport, que administra o terminal. A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2022 e durem 24 meses.

“São Paulo e toda a grande São Paulo têm um volume de demanda de infraestrutura, especialmente de meios de transporte. É destaque que precisa ter aqui um equipamento de ponta. E é isso que estamos trazendo hoje para o maior aeroporto do país, para o maior aeroporto da América do Sul. Estamos trazendo um equipamento de ponta que representa efetivamente o que Guarulho é para o Brasil e para o mundo”, ressaltou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

A iniciativa faz parte do Setembro Ferroviário, temporada de ações federais para incentivar o transporte por trilhos no país.

“É o maior aeroporto do país e da América do Sul, são mais de 43 milhões de passageiros anualmente. O que queremos é que esse equipamento represente efetivamente o que Guarulhos é para o país e para o mundo”, afirmou Sampaio. Com a assinatura do aditivo contratual, iniciativa parte do Setembro Ferroviário, a concessionária do aeroporto, a GRU Airport, vai investir R$ 271,7 milhões no People Mover, valor que originalmente seria usado para arrecadação por parte da União.

Investimentos

Estão previstos investimentos de R$ 271,7 milhões no novo transporte. O aditivo vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover.

Com 2.731 metros de extensão, o modal contará com três veículos com capacidade para 200 usuários cada um. Equipados com ar-condicionado e wi-fi, eles têm espaço para acomodar bagagens e trazem um painel de informações conectado ao aeroporto. Em Guarulhos, o sistema terá estações nos três terminais do aeroporto e junto à CPTM.

Menos tempo

Hoje, a ligação entre o Terminal de Guarulhos e a Estação Aeroporto da Linha 13-Jade da CPTM é feita por ônibus oferecidos pela GRU Airport. Para chegar ao terminal 2, o de maior movimento no aeroporto, a viagem chega a durar 10 minutos. Os passageiros ainda enfrentam desconfortos como carregar malas durante o deslocamento e a possibilidade de pegarem ônibus cheios.

Com o Automated People Mover, o público fará apenas uma baldeação e será deixado na porta de cada um dos terminais de passageiros. E o tempo de viagem e de espera será de apenas 6 minutos.

“People Mover, monotrilho, integração do aeroporto com o metrô, seja qual for o nome que a população vai dar, sem dúvida nenhuma ele é um imperativo à necessidade de mobilidade, de conexão desse aeroporto com a sociedade local, especialmente aqui no estado de São Paulo”, destacou Marcelo Sampaio.

Tecnologia

O People Mover é baseado na tecnologia aeromóvel, adotada em aeroportos internacionais. O sistema tem baixo consumo energético e baixo custo construtivo por utilizar estruturas leves.

Ele utiliza rodas e trilhos de aço e sua propulsão pneumática é localizada fora dos veículos. O modal também não emite poluentes. “Vamos deixar de emitir CO2, vamos estar substituindo por uma tecnologia limpa, uma matriz energética cada vez mais limpa”, concluiu o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura.

 

Fonte: MInfra

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

Compartilhar com
Avalie este artigo