HomePolíticaMinistro da Infraestrutura é ouvido pela Comissão de Viação e Transportes

Ministro da Infraestrutura é ouvido pela Comissão de Viação e Transportes

Portal Estrada - Ministro da Infraestrutura é ouvido pela Comissão de Viação e Transportes

Ministro da Infraestrutura é ouvido pela Comissão de Viação e Transportes

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública nesta terça-feira (14) com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, sobre o plano de ação e programas prioritários da pasta para este ano.

O debate atende a pedido do deputado Carlos Chiodini (MDB-SC). “Considero de grande importância convidar o ministro para informar aos parlamentares sobre os trabalhos realizados em transportes e as prioridades para o ano de 2021, tais como os leilões de concessão de aeroportos, portos, ferrovias e rodovias e demais ações de infraestrutura desenvolvidas pelo governo federal”, justifica o parlamentar. A audiência com o ministro está marcada para as 9h30, no plenário 11.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, antecipou que quer fazer de setembro um mês dedicado ao setor ferroviário. A afirmação aconteceu durante participação em um seminário digital realizado na quarta-feira (18) pela Confederação Nacional da Indústria e Poder360.

“Queremos também resolver o problema da ligação da última estação da CPTM com os terminais de Guarulhos [no Aeroporto Internacional de São Paulo] e pretendemos lançar as primeiras autorizações ferroviárias no âmbito federal”, assegurou Tarcísio de Freitas. “Pelas projeções que temos, com aquilo que está sendo plantado, e seguindo o Plano Nacional de Logística, chegaremos a 2035 com uma participação ferroviária na matriz por volta de 35%. E a depender do apetite do [setor] privado com as autorizações podemos beirar os 40%”, completou o ministro da Infraestrutura.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, reforçou nesta terça-feira (10) a posição do Governo Federal em ter definido como política de Estado os investimentos públicos e as concessões à iniciativa privada de empreendimentos no setor de transportes. Desta forma, o Ministério da Infraestrutura trabalha com uma visão de longo prazo, com as propostas alinhadas ao Plano Nacional de Logística (PNL), que já mostra resultados práticos.

Ainda no debate sobre transportes, o ministro enfatizou que a atuação do ministério segue quatro pilares: a transferência maciça de ativos de infraestrutura para iniciativa privada, resolução de passivos herdados, atuação por meio de obras públicas e o fortalecimento institucional. Passos que já trazem resultados: “Dois anos e meio depois, a gente pode fazer um balanço. Nós já somos o governo que mais fez concessões de aeroportos, são 34; mais arrendamentos portuários, foram 26; e que mais ferrovias contratou”, disse.

Desde 2019 até aqui, o Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, já garantiu cerca de R$ 30 bilhões em investimentos ao setor através da iniciativa privada com concessões e com renovações antecipadas de contratos – que também permitiram o mecanismo de investimento cruzado para o aporte de recursos em novos projetos.

 

Fonte: Câmara dos Deputados

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

 

Compartilhar com
Avalie este artigo