Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeTransporte HidroviárioPortos catarinenses têm destaque nacional na movimentação de cargas em 2023

Portos catarinenses têm destaque nacional na movimentação de cargas em 2023

O desempenho dos portos catarinenses no primeiro quadrimestre de 2023 confirmou a eficiência logística do estado. Segundo dados registrados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Santa Catarina possui dois dos três principais portos do país em movimentação de cargas conteinerizadas: Porto de Navegantes (Portonave) e Porto Itapoá.

No primeiro quadrimestre deste ano, a Portonave registrou a segunda maior movimentação de cargas, com um total de 4.751.038 toneladas. O Porto Itapoá ocupou o terceiro lugar, movimentando 3.411.669 toneladas. Até 2022, o Porto Itapoá ocupava a quinta posição. O Porto de Santos mantém a liderança, com 10.351.619 toneladas.

O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins, destaca o apoio institucional dado aos portos e reconhece o trabalho realizado por eles.

Além de se destacarem nacionalmente na movimentação de cargas conteinerizadas, a Portonave continua liderando a Região Sul.

No primeiro quadrimestre de 2023, a Portonave representou 63% do mercado em Santa Catarina. O excelente desempenho é resultado do esforço dos profissionais, da infraestrutura adequada e dos investimentos constantes em tecnologia, que garantem a melhor produtividade do Brasil, conforme ressalta Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente Administrativo da Portonave.

O Porto Itapoá comemora o resultado no momento em que completa 12 anos de atividades em junho.

Estar entre os três maiores portos do Brasil é um sinal da força e confiança de Santa Catarina, representada pela eficiência operacional, inovação e sustentabilidade do Porto Itapoá. Nesse sentido, o porto está investindo aproximadamente R$ 800 milhões na ampliação de sua capacidade operacional. Desde o início das operações, o Porto Itapoá já investiu um total de R$ 3 bilhões, como destaca Cássio Schreiner, presidente do Porto Itapoá.

 

Fonte: GOV.SC

Foto: Divulgação

Leia também: Inovação no Paraná, 1º emplacamento de veículos totalmente digital!
Compartilhe este post:
Compartilhar com