HomeTransporte HidroviárioMovimentação de contêineres aumenta 22,9% em julho no Porto de Santos

Movimentação de contêineres aumenta 22,9% em julho no Porto de Santos

Portal Estrada - Movimentação de contêineres aumenta 22,9% em julho no Porto de Santos

Movimentação de contêineres aumenta 22,9% em julho no Porto de Santos

A operação de contêineres no Porto de Santos em julho voltou a surpreender, registrando aumento de 22,9% ao movimentar 397.314 TEU (unidade padrão de um contêiner de 20 pés), elevando o acumulado do ano para 2,8 milhões TEU, crescimento de 19,1%. Essa é a melhor marca obtida nos meses de julho e no acumulado do ano para a carga. Com isso, a expectativa da Santos Port Authority (SPA) é de que o Porto encerre 2021 com aproximadamente 4,8 milhões TEU escoados.

O diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, destaca que os terminais de contêineres “vêm investindo em infraestrutura e novas tecnologias que incrementam suas produtividades e eficiência energética, o que resulta em mais atratividade para o mercado. O desempenho atingido pelo setor em Santos é o resultado dessa boa gestão”.

O movimento geral de cargas no acumulado do ano cresceu 5,6% (88,9 milhões de toneladas) acima do resultado alcançado nos sete primeiros meses de 2020, perfazendo a melhor marca para o período. Os embarques representaram 72% (64,1 milhões de toneladas) do total movimentado, enquanto as descargas somaram 28% (24,8 milhões).

A soja e o açúcar se destacaram no movimento acumulado no ano, com embarques de, respectivamente, 21,5 milhões de toneladas e 11,9 milhões de toneladas. O farelo de soja a granel apresentou o terceiro maior volume movimentado, com embarque de 4,2 milhões de toneladas, seguido pelas descargas de adubo, com 4,2 milhões de toneladas, e pelos embarques de celulose, que somaram 2,9 milhões de toneladas.

Os granéis sólidos totalizaram 44,9 milhões de toneladas, crescimento de 0,4% sobre o mesmo período de 2020; os granéis líquidos apresentaram alta de 0,34%, somando 10,6 milhões de toneladas; e a carga geral solta atingiu 3,8 milhões, aumento de 18,6% – as melhores marcas para o período em cada caso.

Apesar de o movimento de cargas ter aumentado, o fluxo de navios, com 2.851 atracações no período de janeiro a julho, ficou 1% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, evidenciando o maior volume transportado por embarcações que aportam em Santos.

Também foram estabelecidos patamares recordes para o mês de junho e para o semestre nos contêineres, superando as marcas anteriores registradas, respectivamente, em junho de 2019 (357,0 mil TEU) e no primeiro semestre de 2020 (2,0 milhões TEU). Esse desempenho incrementou o resultado geral do Porto de Santos, que registrou, também, novos recordes para o mês e para o primeiro semestre.

Outro exemplo é o balanço operacional da Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná S/A) dos primeiros seis meses do ano indica que a empresa deve manter o bom desempenho registrado em 2019 e 2020, com os primeiros resultados positivos de sua história. Entre janeiro e junho circularam pelos trilhos da ferrovia entre Cascavel e Guarapuava 6.638 contêineres, volume 13% superior na comparação com os seis primeiros meses de 2020 (5.873).

 

Fonte: Porto de Santos

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

Compartilhar com
Avalie este artigo