HomeRodoviasObras federais em Botucatu melhoram transporte ferroviário

Obras federais em Botucatu melhoram transporte ferroviário

obras

Obras federais em Botucatu melhoram transporte ferroviário

Está em fase de conclusão em Botucatu, estado de São Paulo, um conjunto de obras executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT que vai melhorar o transporte ferroviário e a mobilidade urbana. Trata-se da implantação de um viaduto para transposição de linha férrea que vai ligar duas vias municipais, eliminando uma volta superior a sete quilômetros em perímetro urbano. Também está sendo construída uma rotatória para distribuição do tráfego e um canal para escoamento de águas pluviais de cerca de 400 metros.

Localizada a 224 quilômetros da capital São Paulo, Botucatu já foi um importante centro ferroviário e continua a conviver com o tráfego de trens nos limites do município. A fim de harmonizar a circulação dos trens com o tráfego urbano e, ainda, melhorar o sistema viário da cidade, o DNIT iniciou, em agosto de 2018, a implantação do viaduto sobre a linha férrea.

As obras enfrentaram vários desafios, entre eles o próprio relevo de Botucatu, caracterizado por muitos morros. Somente para vencer um desnível de 30 metros, foi executado um aterro que removeu mais de 200 mil m³ de terra, montante que equivale a cerca de 16 mil viagens de caminhões de terra, transportando, em média, um volume de 12 m³. O DNIT também resolveu a existência de uma erosão causada pelo grande volume de água das chuvas que escoava nas encostas, afetando toda a área. Para garantir a segurança das estruturas, foi construído um canal de cerca de 400 metros para viabilizar o escoamento dessa água.

 O viaduto que transpõe a Ferrovia EF-265/SP possui 140 metros de extensão e 22,40 metros de largura. Ao lado do viaduto, também está sendo implantada uma rotatória que vai melhorar a distribuição de veículos. “As obras executadas pelo DNIT em Botucatu atendem a cidade e o transporte ferroviário”, avalia o diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Marcelo Chagas. A previsão é de conclusão dos serviços em outubro.

Veja as fotos da construção das estruturas. Na foto principal, acima, o viaduto em obras e a linha férrea. Abaixo, a foto à esquerda mostra o viaduto e a foto à direita, a rotatória. Nas fotos mais abaixo é possível ver a construção do canal para escoamento da água das chuvas.

 

Fonte: DNIT

Foto: Divulgação/DNIT

Leia as nossas #dicas especiais AQUI!

Compartilhar com
Avalie este artigo