Em pandemia governo estuda aumentar tarifas de pedágios
Empresários do setor de transportes organizam mobilização contra o reajuste das tarifas de pedágios, em discussão no governo.
Leia mais
- Caminhoneiros autônomos podem ficar isentos do pedágio durante pandemia
- Nova licitação da BR-163 pode aumentar pedágios em 165% e prejudicar economia do MT
A informação é do presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transportes, Luís Baldez, que teve acesso a um parecer da Advocacia-Geral da União que abre caminho para reajustar as tarifas de pedágios.
O setor já foi a Paulo Guedes pedir apoio para evitar o reajuste em plena calamidade pública provocada pela pandemia.
O tema será debatido nesta quarta em reunião virtual do Fórum Nacional da Indústria coordenado pela Confederação Nacional da Indústria.
Fevereiro
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que as tarifas dos pedágios no Brasil em sua maioria extrapolam o razoável a ser pago. Ele destacou que os contratos com as concessionárias são ajustados pelo IPCA (índice oficial de inflação), mas que os salários dos brasileiros não acompanham a inflação.
“Tenho conversado com o Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura] porque os pedágios muitas vezes, quer dizer, quase todos, extrapolam aquilo que poderia ser o razoável para pagar. Porque no contrato tem reajuste anual de acordo com IPCA. Tenho conversado com Tarcísio se pode colocar no contrato que o reajuste é feito sim, mas quem sabe com 90%, 95%, 80% do IPCA. Porque o salário não acompanha a inflação. Então é pra eu pensar a médio e longo prazo, não só a curto prazo — afirmou o presidente, durante inauguração de obra que vai ligar a ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha, no Rio de Janeiro”.
A afirmação do presidente sobre os pedágios foi feita ao comentar a concessão da rodovia Presidente Dutra (BR-116), que vence no começo de 2021. Uma nova licitação está em processo junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e deverá ser concluída neste ano.
Fonte: Veja
Foto: Divulgação
Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!