HomePedágioEm pandemia governo estuda aumentar tarifas de pedágios

Em pandemia governo estuda aumentar tarifas de pedágios

Em pandemia governo estuda aumentar tarifas de pedágio

Em pandemia governo estuda aumentar tarifas de pedágios

Empresários do setor de transportes organizam mobilização contra o reajuste das tarifas de pedágios, em discussão no governo.

Leia mais

A informação é do presidente da Associação Nacional dos Usuários de Transportes, Luís Baldez, que teve acesso a um parecer da Advocacia-Geral da União que abre caminho para reajustar as tarifas de pedágios.

O setor já foi a Paulo Guedes pedir apoio para evitar o reajuste em plena calamidade pública provocada pela pandemia.

O tema será debatido nesta quarta em reunião virtual do Fórum Nacional da Indústria coordenado pela Confederação Nacional da Indústria.

Fevereiro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que as tarifas dos pedágios no Brasil em sua maioria extrapolam o razoável a ser pago. Ele destacou que os contratos com as concessionárias são ajustados pelo IPCA (índice oficial de inflação), mas que os salários dos brasileiros não acompanham a inflação.

“Tenho conversado com o Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura] porque os pedágios muitas vezes, quer dizer, quase todos, extrapolam aquilo que poderia ser o razoável para pagar. Porque no contrato tem reajuste anual de acordo com IPCA. Tenho conversado com Tarcísio se pode colocar no contrato que o reajuste é feito sim, mas quem sabe com 90%, 95%, 80% do IPCA. Porque o salário não acompanha a inflação. Então é pra eu pensar a médio e longo prazo, não só a curto prazo — afirmou o presidente, durante inauguração de obra que vai ligar a ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha, no Rio de Janeiro”.

A afirmação do presidente sobre os pedágios foi feita ao comentar a concessão da rodovia Presidente Dutra (BR-116), que vence no começo de 2021. Uma nova licitação está em processo junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e deverá ser concluída neste ano.

 

Fonte: Veja

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

Compartilhar com
Avalie este artigo