Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeCombustíveisPetrobras elevou os preços do diesel em 5% e da gasolina em 4%
Portal Estrada - Petrobras elevou os preços do diesel em 5% e da gasolina em 4%

Petrobras elevou os preços do diesel em 5% e da gasolina em 4%

A Petrobras vai elevou os preços médios do diesel em suas refinarias em 5% a partir do sábado (10), enquanto a gasolina terá aumento de 4%.

O reajuste, o primeiro da companhia em outubro, é o terceiro aumento consecutivo da gasolina e o segundo para o diesel desde o final do mês passado. Há uma semana, a Petrobras anunciou elevação de preços médios da gasolina em suas refinarias em 5%, e do diesel em 3%.

Ao anunciar o novo reajuste, a Petrobras defendeu sua política de preços, afirmando que a fórmula de preços tem como base a chamada paridade de importação, que leva em conta os preços do petróleo no mercado internacional e o câmbio, entre outros fatores.

Histórico de preços

Os preços dos combustíveis caíram fortemente a partir de março, em meio aos impactos da pandemia de coronavírus sobre o mercado de petróleo e combustíveis, e chegaram a tocar mínimas abaixo de 1 real por litro em meados de abril antes de voltarem a subir.

Dados do IBGE mostram que o preço da gasolina recuou 0,45% em média no país em agosto, acumulando uma queda de 5,93% nos 8 primeiros meses do ano.

Segundo a estatal, o preço médio cobrado das refinarias acumula, desde janeiro, queda de 24,3% no caso do diesel, e de 5,3% na gasolina.

“Entre julho e agosto, o preço médio da Petrobras correspondeu a cerca de 30% do preço final ao consumidor nos postos de combustíveis”, se defende ainda a companhia, que destaca que as revisões de preços feitas pela estatal podem ou não se refletir no preço final ao consumidor.

Mistura biodiesel ao óleo diesel

A diretoria colegiada da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou hoje (7) a redução excepcional e temporária do percentual de mistura obrigatória do biodiesel ao óleo diesel dos atuais 12% para 11% no bimestre de novembro e dezembro de 2020.

“A medida é necessária para dar continuidade ao abastecimento nacional, uma vez que a oferta de biodiesel para o período citado poderia não ser suficiente para atender à mistura de 12% ao diesel B, que vem sendo bastante consumido, apesar da atual situação de pandemia”, informou, em nota, a ANP.

 

Fonte: G1

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

Compartilhe este post:
Compartilhar com