HomeTecnologiaPorto de Santos será o primeiro com tecnologia 5G plena

Porto de Santos será o primeiro com tecnologia 5G plena

Portal Estrada - Porto de Santos será o primeiro com tecnologia 5G plena

Porto de Santos será o primeiro com tecnologia 5G plena

O Complexo Portuário de Santos receberá projeto piloto para instalação e funcionamento do 5G standalone — também chamado de “5G puro”. Os ministros Fábio Faria (Comunicações) e Tarcísio Freitas (Infraestrutura) debateram todos os arranjos necessários para levar a tecnologia ao Porto, inaugurando as iniciativas que visam à potencialização do setor. A reunião foi realizada na quarta-feira (21/7).

Considerado o maior complexo portuário da América Latina, Santos é responsável por aproximadamente 25% do comércio exterior brasileiro. “A tecnologia 5G ampliará a conectividade no setor portuário brasileiro. Com isso, iremos otimizar as operações, aumentar a produtividade e contribuir para o crescimento da economia do país”, antecipou Faria. A data de instalação da antena de transmissão 5G no Complexo Portuário de Santos ainda não foi definida.

Além disso, os ministros também debateram os impactos positivos do leilão do 5G na logística de transporte. Um dos compromissos previstos no edital é a ampliação da cobertura de internet 4G para 48 mil quilômetros de rodovias federais.

O edital do 5G será votado no Tribunal de Contas da União no dia 18 de agosto. Com a definição da data, a expectativa do governo federal é realizar o leilão do 5G ainda este ano, beneficiando 27 capitais até julho de 2022.

TCU

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou que a sessão do Tribunal de Contas da União (TCU) que vai analisar o edital do 5G teve data marcada para agosto. O comunicado foi feito durante coletiva de imprensa, realizada na quarta-feira (14).

“O edital do 5G será votado no TCU no dia 18 de agosto, às 10 horas da manhã, em uma reunião extraordinária. Então já temos dia e hora da votação do TCU”, ressaltou o ministro. Com a data definida, a expectativa do governo federal é realizar o leilão do 5G ainda este ano, beneficiando 27 capitais até julho de 2022. Faria argumentou que até dezembro de 2021 algumas capitais brasileiras poderão contar com sinal “puro” (standalone).

Após a votação do TCU, o edital será encaminhado à Anatel em até cinco dias – e com mais sete dias poderá ser publicado. O ministro destacou que o 5G também chegará a portos e aeroportos do país, além de potencializar diversos setores da economia. A estimativa é que o agronegócio tenha um crescimento do PIB de 20% ao ano, já que toda a linha de produção poderá ser conectada.

 

Fonte: Ministério das Comunicações

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

Compartilhar com
Avalie este artigo