HomeTransporte HidroviárioPortos do Paraná operam à noite sem nenhuma restrição

Portos do Paraná operam à noite sem nenhuma restrição

Portos

Portos do Paraná operam à noite sem nenhuma restrição

As operações nos Portos do Paraná vão ficar mais ágeis. A partir de agora, os navios não terão restrição para as operações e navegação noturnas. A norma de tráfego e permanência nos portos de Paranaguá e Antonina foi atualizada, com o esforço conjunto das autoridades Portuária e Marítima, Praticagem e Operadores.

Até então, embarcações que atingiam maior profundidade podiam operar apenas de dia. A mudança permite que os navios entrem e saiam em plena carga, dentro do limite permitido, em qualquer horário. Segundo o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, com a mudança os terminais portuários paranaenses ganham em capacidade de operação e oportunidade de atender novos mercados.

O diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, afirma que os armadores podem vir com a certeza de carregar toda a carga, independente do período do dia. De acordo com ele, a norma anterior estava defasada, já que as técnicas empregadas no porto permitem a operação sem prejuízo no período da noite.

O capitão dos Portos do Paraná, Rogerio Antunes Machado, ressalta que a equalização do calado noturno e diurno em Paranaguá é reivindicação antiga, portanto, uma conquista de toda a comunidade portuária. Entre os benefícios da equalização do calado diurno e noturno, estão segurança, eficiência e maior rotatividade. O segmento mais beneficiado com a equalização do calado é o dos contêineres, que tem embarcações maiores. Com a medida, elas podem ser melhor aproveitadas e carregadas, dia e noite. 

 

Fonte: AEN

Foto: Divulgação

Para ler as nossas #DICAS clique AQUI

Compartilhar com
Avalie este artigo