Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeSegurançaFiscalização Exame Toxicológico PRF 2024: O Que Saber
Dicas da PRF para fazer uma viagem tranquila e segura

Fiscalização Exame Toxicológico PRF 2024: O Que Saber

A fiscalização em curso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para motoristas profissionais das categorias C, D e E visa garantir o cumprimento dos exames toxicológicos. Neste artigo, abordaremos os detalhes, prazos e implicações dessa fiscalização.

A Fiscalização em Andamento

Até 28/01, a PRF está conduzindo uma fiscalização educativa, buscando conscientizar os motoristas com exames vencidos. Estas datas estão alinhadas com o prazo definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para evitar multas na primeira fase punitiva.

Implicações e Penalidades

Após 28 de janeiro, motoristas com exames vencidos por mais de 30 dias serão autuados pela fiscalização. O não cumprimento dessa exigência, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resulta em infração grave, somando sete pontos na CNH e multa de R$ 1.467,35 multiplicada por cinco.

Reincidências dentro de 12 meses acarretam multa multiplicada por dez e suspensão da habilitação.

Análise dos Registros

Em 2023, a PRF registrou um aumento de 12% nos acidentes em rodovias federais, com 80 casos, incluindo 17 graves, ocasionados por motoristas sob efeito de substâncias psicoativas. Esses acidentes resultaram em 72 feridos e dez mortos, além de danos materiais.

Verificação da Data de Vencimento do Exame

Para os motoristas, verificar a data de vencimento do exame é simples. O aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” do Governo Federal oferece essa informação. Ao acessar o app, vá para “Condutor” e em seguida “Exames Toxicológicos” para encontrar a data limite do próximo exame e detalhes sobre laboratórios credenciados pela Senatran.

A PRF ressalta que essa fiscalização vai além do trânsito, visando o bem-estar do motorista e contribuindo para políticas de segurança viária e saúde pública.

 

Fonte: PRF

Foto: Divulgação

Leia Também: Operação Ano Novo PRF: Fiscalização e Resultados

Compartilhe este post:
Compartilhar com