HomePolíciaPRF monta grupo multidisciplinar de saúde durante pandemia

PRF monta grupo multidisciplinar de saúde durante pandemia

PRF monta grupo multidisciplinar de saúde durante pandemia

PRF monta grupo multidisciplinar de saúde durante pandemia

O Grupo de Referência em Incidentes Críticos de Saúde (GRICS) é composto por servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com formação multidisciplinar na área de saúde.  Os profissionais dão suporte médico e psicológico aos servidores, monitoram e realizam acompanhamento dos casos que podem estar relacionados à COVID-19 no âmbito da instituição. Um trabalho que norteia a tomada de decisão da PRF no enfrentamento da crise interna e externamente.

Leia mais

O GRICS tem como objetivo principal estabelecer uma rede de apoio para os profissionais que estão atuando na linha de frente de combate ao vírus e também aos que se dedicam nos bastidores. O grupo, quando acionado pelos NUSINT/PROSSERV, oferece todo o acompanhamento que vai desde o esclarecimento de dúvidas sobre a doença,   apoio emocional, ou ainda atendimento a casos suspeitos, até o momento em que o suporte não seja mais necessário.

Os PRFs que compõem o GRICS são médicos, farmacêuticos, psicólogos, enfermeiros, biomédicos, educadores físicos, odontologistas e fisioterapeuta, totalizando 16 servidores que atuam no atendimento direto (plantão) e mais 100 voluntários que prestam auxilio quando demandados. O grupo foi motivado pela Coordenação de Saúde Ocupacional (CSO) e atua desde o dia 23 de março, com a missão de oferecer suporte ao servidor durante a vigência da pandemia associada ao novo coronavírus.

Com o apoio do grupo, não apenas as ações de suporte individual aos servidores são de grande relevância, mas também o apoio à gestão da PRF na percepção da epidemia no seu quadro de servidores. O embasamento técnico do GRICS possibilita a tomada de decisões com base em dados específicos do órgão e ações assertivas na contenção da doença com reflexos na prestação de serviço à sociedade.

Para o coordenador do grupo, o PRF José Rossy e Vasconcelos Júnior, que é médico psiquiatra e farmacêutico, “a importância de uma estrutura de saúde na PRF é fundamental, não só em época de crise, mas no dia a dia, para promover a saúde na rotina dos nossos servidores e já estarmos preparados para eventuais momentos de crise como o que estamos passando”.

A formação do grupo vinha sendo planejada há um tempo, mas a instauração da crise de saúde antecipou a necessidade de atuação do GRICS para uma resposta rápida ao incidente crítico de saúde que se estabeleceu. “Em menos de um mês, um trabalho ainda em planejamento teve que entrar em ação”, explicou José Rossy. Com os números de atendimentos e com o feedback direto dos servidores que receberam o apoio, os gestores do grupo já pensam na ampliação da capacidade de trabalho.

Foram 583 atendimentos entre 30 de março e 28 de abril, sendo 76,8% desses atendimentos para apoio médico e 13,2% para suporte psicológico, 9,9% foram de consultas à gestão do grupo.  A proposta é aumentar consideravelmente o suporte. Enquanto isso, permanece aberto o canal de acesso ao servidor, com um plantonista médico e um psicólogo á disposição, para teleatendimento pelo telefone (61) 2025-6550.

Confira os dias e horários de atendimento do GRICS

Grupo de Gestão do GRICS: Diário das 07 às 23h

Suporte Médico: Diário das 08 às 22h

Suporte Psicológico: Diário das 08 às 22h

 

Fonte: Agência PRF

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

Compartilhar com
Avalie este artigo