HomeEconomiaProdução de caminhões cresce 91% até outubro

Produção de caminhões cresce 91% até outubro

Portal Estrada - Produção de caminhões cresce 91% até outubro

Produção de caminhões cresce 91% até outubro

A indústria nacional sofreu ao longo da pandemia com a escassez de componentes e matérias primas, além das crises econômicas e sociais que atingiram todo o mundo. As fabricantes de caminhões fecharam o mês de outubro com um crescimento importante na produção de veículos no acumulado do ano de 2021.

De acordo com o balanço mensal divulgado pela ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos, foram produzidos em todo o Brasil, de janeiro a outubro deste ano, 131,9 mil caminhões, um crescimento. O mesmo período registrou em 2020 cerca de 69 mil caminhões produzidos. No setor de ônibus o comparativo apresentou um crescimento leve de 1,1% no somatório.

Houve leve queda de 1,7% na produção e de 5% nas vendas de caminhões em outubro, na comparação com setembro, o que indica que a falta de semicondutores também começa a afetar este segmento que vinha em alta desde a metade do ano passado. Por terem volumes de produção menores do que os automóveis, os caminhões ainda não tinham sido fortemente impactados pela falta de itens eletrônicos até então.

Especificamente no mês de outubro foram produzidos 13,6 mil caminhões, contra 10,9 mil na comparação com o mês de 2020, apresentando um crescimento de 24,6% no período.

Com todos os problemas nas linhas de produção, é interessante notar que houve aumento do nível de emprego ao longo de 2021, com 1.402 novas vagas nas fábricas de veículos – são 102.625 funcionários diretos, sem contar os das fábricas de máquinas agrícolas e de construção. “Nossa indústria faz o possível e o impossível para garantir os empregos, sempre na expectativa de uma reação do mercado. Esperamos responsabilidade de todos os agentes públicos para que em 2022 haja uma melhoria no ambiente geral de negócios, a despeito de ser um ano eleitoral”, concluiu Luiz Carlos Moraes.

Já no comparativo de janeiro a outubro do licenciamento para veículos de cargas, os caminhões (leves e pesados) somaram 106 mil unidades neste ano, contra 71 mil unidades em 2020. Com destaque para os modelos pesados. A exportação destes modelos também cresceu, foram 25,2 mil unidade em 2021 e 17,4 mil unidades em 2020, alta de aproximadamente 44,2%. Veja AQUI o release.

 

Fonte: Anfavea

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

Compartilhar com
Avalie este artigo