HomeAgronegócioProdutores de soja de MT pagam 9% mais caro pelo frete

Produtores de soja de MT pagam 9% mais caro pelo frete

Portal Estrada - Produtores de soja de MT pagam 9% mais caro pelo frete

Produtores de soja de MT pagam 9% mais caro pelo frete

Os produtores de soja enfrentam problemas com o frete, que está até 9% mais caro em Mato Grosso. Além disso, ainda correm contra o tempo para terminar a colheita que está atrasada por causa da chuva.

No campo os produtores estão com algumas preocupações com relação à safra da soja. A colheita avançou sobre mais de um terço das lavouras até agora

Na última semana de fevereiro, ainda tem muita lavoura para ser colhida. Os dias chuvosos atrapalham a colheita e os grãos ficam úmidos e as maquinas paradas.

“Estamos com um atraso muito grande no município de Sorriso, Vera e entorno. Esperamos que o sol ajude nessa semana e tire a soja seca. Está no ponto de colheita, mas se der mais dois ou três dias de chuva começa a complicar bastante. O produtor está apreensivo”, disse Silvano Filipetto, presidente do Sindicato Rural de Sorriso.

A semana começou com sol e as máquinas foram para o campo, no entanto, há previsão de chuva.

O escoamento precisa ser rápido e a procura por caminhões é muito alta. A oferta de veículos fica restrita, o que faz subir o frete.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a regulação entre a oferta e demanda fez o frete subir de 2 a 9% no estado. Em algumas rotas, como a BR-163, uma das principais, o frete chega a R$ 163 por tonelada.

Recorde

As exportações de soja em grão do Brasil em 2020 totalizaram 82,273 milhões de toneladas, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). O volume é 13,6% maior que os 72,477 milhões de toneladas de 2019, mas 0,7% menor que as 82,877 do recorde de 2018.

Vale ressaltar que os números da Anec são baseados na programação de embarques dos portos, portanto, diferente dos números finais da Secretaria do Comércio Exterior (Secex), baseados nas negociações fechadas no mês.

 

Fonte: G1 MT

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI

Compartilhar com
Avalie este artigo