Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeTrânsitoProposta inclui colhedeira entre veículos no Código de Trânsito
Proposta inclui colhedeira entre veículos no Código de Trânsito

Proposta inclui colhedeira entre veículos no Código de Trânsito

O Projeto de Lei 4223/20 inclui a colhedeira, ou colheitadeira, entre os veículos agrícolas de tração previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para que possam transitar pelas rodovias brasileiras. A lei atualmente nomeia como veículos de tração  o caminhão-trator e os tratores de rodas, de esteiras e misto. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Colhedeiras são as máquinas usadas para a colheita e o transporte de lavouras.  Para dirigir uma colhedeira, o motorista deve estar habilitado com carteira de direção C, D ou E.

Para o autor da proposta, deputado Schiavinato (PP-PR), não é possível pactuar que um produtor tenha que embarcar seu instrumento de trabalho para fazer atravessar a via ou mesmo para se deslocar de uma propriedade para outra em pouca distância. “Impor este ônus ao produtor rural é elevar custo da produção e burocratizar ainda mais o setor que hoje sustenta nosso país.”

Pela proposta, a polícia local poderá ter de auxiliar com batedores os deslocamentos de até 10 quilômetros de máquinas agrícolas.

Leia mais

Vendas

A venda de máquinas agrícolas e rodoviárias em fevereiro somou 2,8 mil unidades, registrando alta de 13% sobre janeiro. O acumulado do ano teve 5,3 mil máquinas repassadas às concessionárias, número 3,8% mais baixo que o de iguais meses de 2019. Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Neste primeiro bimestre as associadas à Anfavea exportaram menos de 1,4 mil máquinas. O volume foi 13,2% menor que o anotado em iguais meses de 2019. A queda foi puxada sobretudo pelos tratores de esteiras (302 unidades no bimestre e recuo de 46,1%).

“Houve menor número de embarques desses tipos de máquinas para os Estados Unidos, é verdade, mas cresceram as vendas de retroescavadeiras para Peru e Colômbia”, recorda Miguel Neto.

Fonte: Agência Câmara

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

Compartilhe este post:
Compartilhar com