HomeInternacionalTatra Trucks superou plano do ano passado e vendeu 1.277 veículos

Tatra Trucks superou plano do ano passado e vendeu 1.277 veículos

Portal Estrada - Tatra Trucks superou plano do ano passado e vendeu 1.277 veículos

Tatra Trucks superou plano do ano passado e vendeu 1.277 veículos

Em 2021, a Tatra Trucks, com sede em Kopřivnice, vendeu mais veículos do que o planejado e cumpriu seus compromissos com os parceiros. Entregou um total de 1.277 veículos a clientes, conquistou grandes contratos militares em países da OTAN, lançou o desenvolvimento de um veículo movido a hidrogênio e comemorou dez anos de produção da linha modelo Tatra Phoenix.

Em 2020 (o ano retrasado), a Tatra não foi obrigada a interromper a produção por um único dia apesar da pandemia, e conseguiu cumprir seu plano e vendeu 1.186 veículos. Para 2021, a Tatra Trucks planejava vender 1.220 veículos, mas conseguiu aumentar esse número e entregou 1.277 veículos aos clientes. Deste número, aproximadamente 40 por cento foram para os mercados checo e eslovaco, o restante foi para exportação. Em termos de proporção de veículos produzidos, divididos nos segmentos principais, 40 por cento foram adquiridos pelo setor civil, 10 por cento foram vendidos a ramos do serviço de salvamento e 50 por cento foram fornecidos no âmbito de contratos militares. “A Tatra teve muito sucesso no ano passado e espera-se que essa tendência continue este ano também, uma vez que vemos uma forte demanda dos clientes por nossos veículos exclusivos”, disse Pavel Lazar, CEO e Presidente do Conselho de Administração da Tatra Trucks, e ainda acrescentou: “No ano passado, também ganhamos contratos militares inovadores na Bélgica e na Alemanha, que podem nos ajudar fundamentalmente a estabelecer a Tatra Trucks em uma escala mais ampla no ambiente militar da OTAN”.

O contrato de veículos para o exército belga representa o maior projeto militar da Tatra não apenas no ano passado, mas também nos últimos anos. A Tatra Trucks, em cooperação com seu parceiro DAF Trucks, entregará 879 caminhões logísticos da série CF nas plataformas 4×4 e 8×8 da Tatra para a Bélgica. Petr Hendrych, Diretor de Vendas e Vice-Presidente do Conselho de Administração, explicou: “Também vamos montar os veículos. Outra empresa de Kopřivnice, a Tatra Defense Vehicle, que desenvolveu e produzirá cabines blindadas, também estará envolvida no projeto. Além disso, no final do ano passado, o Ministério da Defesa belga concluiu mais uma licitação para o fornecimento de 9 carretas-tratores pesadas 8×8 e também obtivemos sucesso.”

No ano passado, a Tatra Trucks registrou outro grande sucesso comercial dentro da OTAN a oeste da fronteira tcheca. No outono passado, a Bundeswehr alemã encomendou 76 novos veículos de combate a incêndios no chassi Tatra Force, que serão construídos em cooperação com a empresa parceira Rosenbauer.

No ano passado, a Tatra Trucks também completou a entrega de três dúzias de caminhões Tatra com carregadores de gancho para o exército tcheco e atualmente está envolvido em novos obuses autopropulsados ​​​​de rodas e programa de sistemas de defesa aérea. Dentro deste contrato, a Tatra fornecerá ao exército o chassi apropriado. A Tatra também produziu os primeiros veículos para os novos radares 3D móveis MADR encomendados pelo exército tcheco, veículos especiais de interferência de comunicação STARKOM e chassis para veículos blindados TIUS. No IDET, os representantes da Tatra também assinaram um contrato com a empresa estatal VOP CZ para o fornecimento de chassis adicionais para navios-tanque também destinados às Forças Armadas Tchecas. Em 2021, a Tatra também iniciou as entregas das primeiras dezenas de veículos da Força Tatra às Forças Armadas da Ucrânia.

Em setembro do ano passado, a Tatra comemorou 10 anos desde o início da produção da linha de modelos Tatra Phoenix, que é o carro-chefe da montadora para o setor civil. A empresa entregou mais de 3.650 veículos desta série aos clientes até o momento. Em 2012, a Tatra Phoenix ganhou o título de melhor veículo com tração nas quatro rodas no prestigiado prêmio European International Truck of the Year. Foi a primeira vez que um produto de uma montadora da Europa Central ou Oriental foi indicado para este prêmio e ganhou este prestigioso título.

O ano passado também marcou o início do desenvolvimento de um protótipo Tatra com propulsão a hidrogênio. Dentro deste projeto, a empresa sediada em Kopřivnice está cooperando com várias organizações de pesquisa e universidades tchecas, lideradas pelo Instituto de Pesquisa Nuclear Řež. “No projeto, usaremos um chassi Tatra Force em uma versão especial projetada para a indústria de mineração, permitindo testar o veículo nas condições mais exigentes. A Tatra também fornecerá integração completa de todos os componentes e sistemas de acionamento. para planejar, o primeiro protótipo deve estar pronto para testes no final deste ano”, explicou Radomír Smolka, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Tatra Trucks.

A Tatra Trucks também se concentrou e desenvolveu projetos estrangeiros em 2021. No meio do ano, uma nova subsidiária Tatra Defense Slovakia foi estabelecida em Trenčín, Eslováquia. Esta empresa será responsável pela produção de chassis, cabinas e determinados tipos de superestruturas para veículos Tatra para as forças armadas eslovacas. No ano passado, a produção em massa de versões militares dos veículos Tatra também foi lançada em um novo complexo industrial na Arábia Saudita. A Tatra Trucks contribuiu para o projeto transferindo tecnologia e produção, prestando serviços de consultoria durante a construção da planta, e também auxiliou na construção da linha de produção e na gestão da produção. Atualmente, a Tatra Trucks está fornecendo componentes e subconjuntos para veículos montados na Arábia Saudita, mas a localização gradual da produção de certas peças é esperada no futuro.

 

Fonte: Tatra Trucks

Foto: Divulgação

Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística

Compartilhar com
Avalie este artigo