HomeNegóciosVW Caminhões e Ônibus celebra dez anos com motores MAN

VW Caminhões e Ônibus celebra dez anos com motores MAN

Portal Estrada - VW Caminhões e Ônibus celebra dez anos com motores MAN

VW Caminhões e Ônibus celebra dez anos com motores MAN

Há dez anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus utiliza em aproximadamente 50% da sua linha de produtos os motores MAN. Nacionalizados e fabricados sob sua supervisão na fábrica da MWM em São Paulo (SP), cerca de 200 mil unidades já rodam por toda a América Latina e África, e desde janeiro passado também podem ser encontrados nos veículos da marca exportados para a Ásia. A novidade trouxe para o Brasil tecnologias inéditas para atender a legislação euro 5, com ampla aceitação dos consumidores.

Originalmente desenvolvidos e produzidos em Nuremberg, na Alemanha, a chegada dos motores MAN foi precedida por adaptações e calibragens da Engenharia VWCO, além de rigorosas baterias de testes antes de serem ofertados em caminhões e ônibus da marca. O modelo D08 de quatro e seis cilindros, bem como o D26, são montados numa área exclusiva da fábrica paulistana da MWM, pertencente à Navistar, empresa que também faz parte do GRUPO TRATON.

“Com os MAN, fomos pioneiros no mercado em oferecer motores euro 5 com tecnologia EGR, que dispensa o uso do Arla 32 em sua operação. Uma de suas primeiras unidades vendidas num caminhão VW Constellation 24.280 superou 1 milhão de quilômetros em perfeitas condições e sem qualquer intervenção, ou seja, o motor nunca foi aberto para retífica”, lembra Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Em 2020 os novos caminhões extrapesados Volkswagen celebram um verdadeiro marco: são equipados com a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, que passa a ser produzido no Brasil, na primeira linha fora da Europa, com a maior potência de sua história.

O propulsor utiliza a melhor tecnologia europeia, adaptada às necessidades do mercado brasileiro, e equipa os caminhões mais potentes do portfólio que ostenta a logomarca VW de todos os tempos, adentrando na faixa de 460 e 520 cavalos, com 2.300 e 2.500 Nm de torque, respectivamente.

Graças à nacionalização conduzida pelo time de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus, o coração dos novos extrapesados VW é brasileiro. A expertise na produção local dos motores MAN D08 de quatro e seis cilindros desde 2012 credenciou o time a assumir o desafio de nacionalizar o motor do maior caminhão VW de todos os tempos.

 

Fonte: VWCO

Foto: Divulgação

Portal Estrada – Negócios em Transporte & Logística

Compartilhar com
Avalie este artigo