Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeCaminhõesWaymo inicia testes de caminhões autônomos no Texas

Waymo inicia testes de caminhões autônomos no Texas

Waymo inicia testes de caminhões autônomos no Texas

Waymo inicia testes de caminhões autônomos no Texas

A Waymo, empresa da área de tecnologia de veículos autônomos, iniciou testes com caminhões autônomos no Texas, nos Estados Unidos. O modelo, que começou a rodar nesta semana, é um caminhão pesado da marca Peterbilt. As informações são do site Trucks.

A iniciativa faz parte da estratégia da empresa que, desde o início deste ano, vem realizando testes em pistas. Os caminhões autônomos estão sendo avaliados em circuitos fechados nos Estados do Novo México, Arizona e Califórnia. A região é palco desse tipo de testes por ter estradas conservadas e bom clima.

Leia mais

Os caminhões são 100% autônomos. Mesmo assim, motoristas treinados acompanham os testes dentro do veículo. O objetivo é que possam agir caso haja algum risco iminente. Os veículos foram carregados para que a simulação seja o mais próximo possível da realidade.

Graças à experiência adquirida em testes com veículos de passageiros sem motorista, a Waymo percebeu que esse processo deve ser feito de forma gradual. Segundo informações da empresa, as avaliações devem ocorrer da forma mais segura e responsável possíveis.

A Waymo não revelou quando os caminhões autônomos deverão começar a operar de fora comercial. A companhia informou, por meio de nota enviado ao Trucks.com que isso deve ocorrer “provavelmente nos próximos anos”.

O objetivo da Waymo com esses testes é entender como essa tecnologia poderá gerar novas soluções de transporte no Texas. O Estado norte-americano tem um alto volume de fretes e garante um ambiente favorável para a implantação de veículos autônomos.

No ano passado, a Waymo deu início aos testes com caminhões autônomos na Califórnia, Arizona e Geórgia. Desde a criação da empresa, em 2009, veículos equipados com essa tecnologia já percorreram mais de 32 milhões de quilômetros.

Waymo inicia teste de caminhões autônomos no Texas

Waymo não é a única a apostar no caminhão autônomo

Os testes da Waymo ocorrem em meio a avanços significativos no desenvolvimento de caminhões autônomos nos Estados Unidos. Reportagem recente publicada pelo Estradão mostrou que a TuSimple se uniu à UPS e a outras empresas de logística para organizar uma rede inédita de frete autônomo.

O sistema será implantado em três fases. Inicialmente, todos os caminhões autônomos terão um motorista a bordo para acompanhar as operações. Por ora, nenhum local do mundo tem legislação prevendo a operação comercial de veículos autônomos nem testes sem acompanhamento humano.

A primeira fase da nova rede começa neste ano e oferecerá o serviço entre as cidades de Phoenix, Tucson, El Paso, Dallas, Houston e San Antonio. De acordo com informações da TuSimple os testes para viabilizar as operações sem motorista começam no ano que vem. A empresa está trabalhando em conjunto com a fabricante de caminhões Navistar.

 

Fonte: Estradão

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

Compartilhar com
Avalie este artigo