Portal Estrada
© Portal Estrada / Todos os direitos reservados.
HomeInternacionalHyundai entrega 7 caminhões movidos a hidrogênio na Suíça

Hyundai entrega 7 caminhões movidos a hidrogênio na Suíça

Portal Estrada - Hyundai entrega 7 caminhões movidos a hidrogênio na Suíça

Hyundai entrega 7 caminhões movidos a hidrogênio na Suíça

A Hyundai entregou nesta semana sete caminhões pesados 4×2 Xcient movidos a hidrogênio para clientes na Suíça. Esse volume faz parte de um lote de um pedido de 50 veículos que chegará ao país até dezembro.

Conforme o Estradão havia noticiado, em julho já haviam sido entregues 10 unidades para a Suíça. A remessa faz parte de um acordo entre a marca sul-coreana e a associação helvética H2 Mobility.

Com essa entrega, a montadora faz sua entrada no mercado de veículos comerciais europeu. A fabricante também tem planos para expandir a venda desses caminhões na América do Norte e China.

Segundo os planos, para a América do Norte, especificamente Estados Unidos, serão vendidos 12 mil caminhões 6×4 movidos a hidrogênio até 2030. No caso da China serão três caminhões, sendo um médio até 2022 e mais dois pesados. A previsão é enviar 27 mil unidades em até 10 anos.

Portal Estrada - Hyundai entrega 7 caminhões movidos a hidrogênio na Suíça

Para ganhar força nesses mercados, a Hyundai informou que fará investimento de US$ 1,3 bilhão para aumentar sua capacidade produtiva. A meta é produzir 2 mil unidades por ano até 2021. Dessa forma, se prepara para atender a demanda em crescimento por mobilidade limpa. Além desse investimento, a montadora injetará mais US$ 6,4 bilhões para a estruturar um ecossistema de hidrogênio.

Segundo informações da empresa, o lançamento bem-sucedido do Xcient na Europa será um incentivador para a expansão global de caminhões a hidrogênio da Hyundai.

Os  clientes que receberam o primeiro lote de caminhões  transportarão cargas de bens de consumo ao redor da Suíça, emitindo nada além de água limpa. As operações serão apoiadas por um ecossistema de hidrogênio verde.

O Xcient é alimentado por um sistema de células de combustível de hidrogênio de 190 kW com pilhas duplas de células de combustível de 95 kW. Sete grandes tanques de hidrogênio oferecem uma capacidade combinada de armazenamento de cerca de 32,09 kg de hidrogênio. O tempo de reabastecimento para cada caminhão leva aproximadamente 8 a 20 minutos.

Hyundai fará mudanças no Xcient

Segundo a Hyundai, haverá uma mudança completa do modelo em breve. Ele terá um eixo eletrônico e dois sistemas de hidrogênio de 200 kW que estão em desenvolvimento. A nova linha incluirá caminhões de carga 4×2 e 6×2 e tratores 4×2 que podem cobrir uma parte significativa do mercado de caminhões pesados da Europa. O trator GCW de 44 toneladas terá um alcance de até mil quilômetros com uma única carga.

A Hyundai afirma que esses modelos ajudarão no esforço para substituir caminhões movidos a diesel emissores de poluentes.

 

Fonte: Estradão

Foto: Divulgação

Veja todas as VAGAS para Motoristas AQUI!

Compartilhar com
Avalie este artigo