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Portal Estrada - Secretário percorre trechos da Ferrovia Norte-Sul em GO, MG e SP

Secretário percorre trechos da Ferrovia Norte-Sul em Goiás, Minas Gerais e São Paulo

Principal eixo estruturante do modal ferroviário, a Ferrovia Norte-Sul, espinha dorsal de transporte no Brasil, encontra-se em fase de finalização. Durante visita técnica de quatro dias, o secretário Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), Marcello Costa, e o diretor de Negócios da Valec, Jefferson Cheriegate, acompanharam de perto a execução das obras ao longo dos 684 km do trecho sul da ferrovia, que vai de Ouro Verde, em Goiás, onde está localizada a maior parte das obras, até Estrela d’Oeste, em São Paulo.

“Quando pronta, a ferrovia vai interligar terminais portuários das regiões Norte e Sudeste, passando pelo Centro-Oeste, e isso significa uma evolução no sistema ferroviário brasileiro”, destaca Marcello Costa.

O objetivo das visitas foi fazer o acompanhamento de todas as ações das obras remanescentes que estão sendo realizadas pelo Rumo, subconcessionária que venceu o leilão em 2019. A previsão de finalização das obras é para 2021.

Durante a viagem, Marcello Costa enfatizou a importância da finalização da FNS para o ano que vem. “A conclusão da Ferrovia Norte-Sul é uma grande conquista para a logística nacional”, finalizou o secretário.

ESPINHA DORSAL

Com um total de 1.537 KM, o trecho concedido da Norte-Sul é dividido em dois tramos. O primeiro, central, entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (SP) com extensão de 855 km; e o tramo sul, abrangendo o trecho Ouro Verde de Goiás (GO) e Estrela D’Oeste (SP), com extensão de 682 km.

Contrato

O presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mario Rodrigues Júnior, assinaram, nesta quarta-feira (31/7), com a Rumo S.A, o contrato de concessão dos tramos central e sul da Ferrovia Norte-Sul. Também participaram do evento, em Anápolis (GO), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves e Siqueira, além de parlamentares, executivos da concessionária e do setor de infraestrutura. A assinatura é decorrente do leilão realizado em março pela ANTT.

O trecho concedido está situado entre Porto Nacional/TO e Estrela D’Oeste/SP (1.537 km) e está dividido em dois: tramo central, compreendido entre Porto Nacional/TO e Anápolis/GO, com extensão de 855 km; e tramo sul, abrangendo o trecho Ouro Verde de Goiás/GO e Estrela D’Oeste/SP, com extensão de 682 km.

O tramo central está totalmente concluído e encontra-se operacional e disponível para o transporte ferroviário comercial de cargas. A autorização de abertura de tráfego foi obtida por meio das resoluções ANTT nº 4.363/2014 e nº 4.596/2015, e pela licença de operação nº 1.240/2014, expedida pelo Ibama. A expectativa é que o início da operaçãoocorra até o fim de 2019. Já o tramo sul, que interliga os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, possui a Licença de Instalaçãonº 1.152/2014, também emitida pelo Ibama. O trecho possui 95% das obras concluídas. Segundo as regras contratuais, a concessionária tem dois anos para concluir as intervenções e iniciar as operações em 2021.

 

Fonte: MInfra

Foto: Divulgação

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